segunda-feira, setembro 13, 2004

Futebol à la TVI

Tenho hesitado em falar da TVI. Mas não resisto. Eu não costumo ir ao futebol, até porque tenho medo físico de me enfiar num estádio. Mas sigo o campeonato(Superligagalpenergiaqueteveculpanaexplosãosegundo-nobreguedesemexiaficouchatiadoesantanamudoudossiêpara-
álvarobarreto), vejo alguns jogos na tv, os golos, aqueles deliciosos comentários pós refrega, etc.. A RTP costumava fazer as despesas da casa, tinha um repórter semigordo, a puxar para o untuoso e que nunca se deve ter rido na vida... mas “prontes”, a gente via a coisa de seguida, um pequeno intervalo para o gajo da Frise fazer umas macacadas e a gente saber que deve comprar Ausónia para os familiares idosos, mas nada de muito grave. O tempo para ir buscar um café. A coisa era minimamente honesta e papava-se bem.
Mas a coisa mudou. A TVI ganhou os direitos de transmissão dos
jogos e, claro, delineou o correspondente programa pós-jornada. E, aqui, a porca torce o rabo. Porque, em definitivo, me retiraram um pequeno prazer de domingo, qual fosse o de ver os resumos, os jogos, umas caneladas e uma ou outra intrigazita de treinador. E porquê? Pela linear razão que a TVI, que nos passa um atestado de atrasados mentais todos os dias através da mais agressiva e despudorada estratégia de manter os telespectadores “agarrados” ao televisor, resolveu aplicar ao programa desportivo rigorosamente as mesmas técnicas que aplica na restante programação. Eu explico. Por exemplo, o jogo Sporting vs Setúbal de ontem, cujo “resumo alargado” fora anunciado mil vezes durante o dia, com os inevitáveis “este prograna é patrocinado por” foi passado só na primeira parte. Porque antes da segunda começar tivemos de suportar uma série de apontamentos e pequenos resumos de outros jogos de muito menor importãncia claro, mai-los respectivos anúncios e “programa patrocinado por”. Porque mil vezes o apresentador anunciou que o programa agora era interactivo, as pessoas que telefonassem para o número tal e tal (como quem diz, a peixeirada vem aí...), porque isto e porque aquilo e não tive saco para ver a segunda parte do “resumo alargado”. Eu pasmo como é que ainda há patrocinadores e empresas que ainda contratam publicidade à TVI. Esta estação é um exemplo acabado de desrespeito, despudor e mediocridade. Já nem
falo na programação, que não conheço em pormenor, mas pela manipulação da publicidade que faz com que a mesma seja a maior estucha de sempre. E contraproducente, no meu entender. Há produtos que me começam a meter “raiva” só porque são anunciados naquela estação. Para não falar na habilidadezinha de “separar” blocos publicitários, com a apresentação de novos programas ou filmes, o que permite à estação duplicar o tempo legal de publicidade contínua. Experimentem ir “acabar de ver um filme” na TVI para a cama, um filme que estejam a gostar... deitarem-se e o filme ser interrompido. Desistem, com certeza... porque o filme não recomeça nos 25 ou 30 minutos seguintes. Faz-me confusão tudo isto. Como é que a TVI ainda tem “share”? Ou gostamos assim?