domingo, setembro 26, 2004

Portugal - "Reservado a Não Fumadores"

Comecei mal o Domingo. Acabei de ler o Expresso e o homem está imparável. O Bagão Félix.Fumar vai passar a custar-me cerca de € 7,50/dia, € 225,00/mês (também fumo aos domingos, feriados e dias santos de guarda), € 2.700,00/ano, com um ligeiro agravamento nos anos bissextos.

Eu sei que fumar faz mal, blá, blá, blá. Como mal me fazem os antibióticos, nitrofuranos, hormonas de crescimento, desinfectantes, reguladores de crescimento na carne e no peixe, margarinas e outros óleos alimentares pejados de aditivos, corantes e uma panóplia de químicos “food grade”. Sem falar nas bactérias, salmonelas, detritos fecais, fungos e outros agentes criptogâmicos que todos os que, como eu, almoçam diariamente num dos milhares de restaurantes desta Lisboa bela e imunda, por necessidade, são obrigados a metabolizar. Muitos deles sem quaisquer níveis de higiene aceitáveis e sem fiscalização adequada. Daí que não me impressione muito com os malefícios do tabaco, mesmo quando sou olhado por gente que me acha um ser menor, sempre que acendo um cigarro. Ainda que deles tenha consciência. Tanta quanto tenho sobre o que como, sendo que sempre fui muito mais sensível às agressões do corpo por via gástrica do que por outras. Porque sei que morre muito mais gente pelo que come do que pelo que fuma.

Portanto, hoje, para além dos pulmões e do piloro, sinto-me agredido no bolso. A Nicotiana, sp. vai continuar a ser cultivada, eu vou passar a esportular os tais € 5,00 por maço e o Estado vai continuar a gerar receitas, quanto mais não seja para pagar aos reformados da CGD. Só lhe fica bem. Tal como bem lhe ficaria pensar noutros reformados, muitos deles que têm como ocupação e entretenimento únicos um jogo de sueca numa sombra dum jardim público e, como companheiro, um cigarro. Que vai passar a custar-lhes tanto (talvez mais...) como a reforma que recebem. Stinks...

2 Comments:

At 9:20 da tarde, Blogger Blogger disse...

Eu também quero ter uma reserva nesse Portugal mas não estou a conseguir...

 
At 10:10 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Não sou anti-antitabagista. Compreendo perfeitamente o problema dos não fumadores. Mas o espírito do post não ia exactamente por aí. Ia mais pelos idosos que têm como melhor companhia, quiça única, o prazer de um cigarro. Cigarro que muito didicilmente irão poder pagar...

 

Enviar um comentário

<< Home