terça-feira, novembro 16, 2004

Guerra, Mentiras e Vídeo?



Eu sei que há desmandos nas guerras. Eu sei que a guerra gera estados de espírito descarrilados da razão e da condição humana. Eu sei que o clima de guerra é propício às mais estranhas reacções dos homens, perante insondáveis e inesperadas situações. Eu sei que há loucos. Eu sei que há gente má. Eu sei do que falo, nesta matéria.

Mas também sei que me custa entender que um soldado, por mais louco que seja, se entretenha a matar inimigos indefesos à queima-roupa, solte impropérios animalescos e se deixe, calmamente, filmar, com câmara atenta e estrategicamente posicionada, a praticar atrocidades.

E ainda sei que são frequentes os mais desprezíveis meios de propaganda política e como é fácil levá-los a efeito. Ainda há poucos meses um patusco americano se entreteve a fazer um vídeo mostrando árabes a ameaçar americanos de eminente degola. O vídeo correu mundo e depois veio-se a saber que era forjado. O próprio autor o confessou.

Isto a propósito de uma peça em vídeo que as nossas televisões têm vindo a repetir à exaustão, onde se vê um soldado americano a insultar o inimigo indefeso, a humilhá-lo e a desfechar-lhe uns quantos tiros à distância de um metro. A televisão mostra-o, mostra-o... e mostra-o e mostra-o.

Fico à espera de uma das seguintes coisas:

1) O exército americano reconhece o vídeo como verdadeiro e pune o animal em Sede própria;

2) As televisões informarem que o vídeo era falso e constitui uma mera arma de propaganda anti-americana – e, já agora, pedirem desculpa pela falta de rigor na informação;

3) Que nada disto aconteça e eu ficar a pensar que vivo num país esquisito, de gente esquisita.

1 Comments:

At 11:19 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Vives
IL

 

Enviar um comentário

<< Home