domingo, janeiro 02, 2005

Um Poema de Alda Lara



Alda Lara nasceu em Angola e lá morreu nos idos de sessenta. Nunca a conheci mas, bastantes anos mais tarde, era eu um jovem estagiário em Angola, tive o privilégio de conhecer o marido, médico como ela e o irmão, meu colega, bastante mais velho do que eu e que parecia mais novo que todos nós! Alda morreu de doença e Ernesto (o irmão) apareceu morto numa valeta de rua, supostamente vitimado por uma partida que o excesso de álcool e boémia lhe pregou. Hoje, inesperadamente, vi um poema dela publicado. Mas este, O Testamento, foi sempre o de que mais gostei. Segundo Orlando de Albuquerque, seu marido, terá sido escrito já com a morte na ombreira da porta que a sua pertinaz doença lhe abria.

Testamento

À prostituta mais nova
Do bairro mais velho e escuro,
Deixo os meus brincos, lavrados
Em cristal, límpido e puro...
E àquela virgem esquecida
Rapariga sem ternura,
Sonhando algures uma lenda,
Deixo o meu vestido branco,
O meu vestido de noiva,
Todo tecido de renda...
Este meu rosário antigo
Ofereço-o àquele amigo
Que não acredita em Deus...
E os livros, rosários meus
Das contas de outro sofrer,
São para os homens humildes,
Que nunca souberam ler.
Quanto aos meus poemas loucos,
Esses, que são de dor
Sincera e desordenada...
Esses, que são de esperança,
Desesperada mas firme,
Deixo-os a ti, meu amor...
Para que, na paz da hora,
Em que a minha alma venha
Beijar de longe os teus olhos,
Vás por essa noite fora...
Com passos feitos de lua,
Oferecê-los às crianças
Que encontrares em cada rua...

7 Comments:

At 1:52 da tarde, Blogger Madalena disse...

Muito bonito o poema. Vou guardá-lo para o reler, pois que é intenso para ser guardado com uma só leitura.
Fica-se assim como que esmagado pela simplicidade das palavras e a contextualização que prefacias muito bem.
Haja mais poesia em 2005!
Beijinho

 
At 3:10 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Nadalena
Ainda bem que gostaste. Acabei de reparar que o Google tem os poemas de Alda Lara.
Beijinho

 
At 8:51 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Eu conheci o Ernesto Lara, o Seripipi Angolano. Ele próprio era um poeta e escritor de talento, infelizmente pouco conhecido. A sua faceta boémia terá prejudicado a divulgação do que escreveu mas não a sua inspiração. - João Pedro

 
At 5:23 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

João Pedro
Eu também conheci o Ernesto como "Siripipi" e li algumas coisas dele. Era um poético e, também, um romântico se é que não estou para aqui a cair em pleonasmos... infelizmente também tive oportunidade de observar a dependência dele em relação à boémia e ao álcool sem o que, para ele, a vida não teria qualquer sentido. Soube da morte dele, em condições trágicas, estava eu na África do Sul...

 
At 12:51 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

TEMAS DE ESTUDO EM TORNO DA POÉTICA DE ALDA LARA:

- Auto-representação do “eu”.

- A imagética feminina: inconformismo vs destino de mulher.

- Uma educação para os valores: solidariedade, fraternidade, generosidade, evangelismo…

- Representação de África: os lugares de afecto, enfeitiçamento e amor pátrio.

- Um olhar sobre o outro (o objecto de desejo amoroso).

http://lusofonia.com.sapo.pt/alda_lara.htm

ANTOLOGIA POÉTICA E LINHAS DE LEITURA (por José Carreiro)

 
At 2:17 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Conhecer alguns poemas de Alda Lara,foi gratificante para mim, sobretudo o "Testamento" e o "Rumo"

 
At 6:39 da tarde, Blogger Unknown disse...

Boa noite, sou Melissa de Melo, gostaria de saber que doença levou Alda Lara a morte?!

 

Enviar um comentário

<< Home