sábado, abril 09, 2005

Falta de ar...



Lago Niassa - Lado Moçambicano

[308] - Esta imagem acima é recorrente...

... sobretudo quando deambulo pelas ruas da Estrela e da Lapa entre as 10 e picos, onze e coisa, meio dia e tal à procura de um bocadinho de passeio para estacionar o carro. Entre carrinhas paradas no meio da via a descarregar grades de água de Luso, pão e pacotinhos de leite achocolatado, caixotes vazios à frente de várias portas, obras, gente a buzinar porque lhes barraram aquelas saídas de prédios com sinal de estacionamento proibido e um dístico “sujeito a reboque”, gente que parece correr sem destino e sem saber o que vai fazer, odores ácidos em que predomina o gasóleo, contentores de entulho (umas coisas enoooooooormes cheias de areia, cacos, telhas partidas, papelão que atafulham as ruas), andaimes e dezenas de restaurantes com uns tipos à porta a lançar baldes de água (suponho que para limpar a entrada dos mesmos...) até encontrar uma nesga de espaço onde estacionar o carro.

É quando a imagem acima me traz a sensação do espaço e do ar puro que me fazem falta. Lembro-me dela em miúdo, lembro-me dela já num passado bastante recente, sempre igual, ampla, pura, colorida e bonita.

Devia ser proibido viver em grandes cidades! Todavia, ainda hoje não consigo perceber como não poderia viver noutra cidade que não fosse Lisboa. Morando em Cascais, obviamente...

Bom fim de semana!

3 Comments:

At 11:05 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

1. gamei-te a foto _ este lago pertence à única província de Moçambique onde nunca estive... e sei que é o paraíso!
2. Sou um animal de cidade e ainda que adore estar nas aldeias da Irlanda, à beira-mar, passado algum tempo preciso de barafunda...
um beijo, IO.
Ah, quanto à baunilha, tens toda a razão, é doce o soletrar!

 
At 3:47 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

1.- (sorry..._) Gama tudo e sempre que quiseres. Conheço bem o Niassa (sabias que Niassa quer dizer lago em jaua ou ajaua?)O lago faz parte da minha pré adolescência, antes de vir paa Portugal acabar os estudos que começara no Vasco da Gama em Nampula.
Tive o privilégio de visitar mais tarde todos estes locais, num passado recente. O Lago, toda a linha de Nampula a Cuamba, de Nampula a Nacala, demorando-me na Ilha, na Muchelia e no velho Lumbo :)) Aliás, foi em regime de trabalho para uma multinacional que acabei por conhecer todo o país, do Rovuma ao Maputo, morando em Maputo. Quase tudo de avião, mas tanbém de carro. E até, vê bem, de barco até à Ponta do Ouro, saindo do Naval direito à Inhaca, Santa Maria, Saco de Santa maria (com os respectivos flamingos), canal de Stª Maria, Ponta Malongane, Ponta Abril, reserva dos Elefantes (vista do mar...), Ponta do Ouro e volta. Um dia faço um post tipo confessional àcerca de algumas viagens.
Continuo a ir a Maputo com alguma regularidade... gosto sempre...mesmo do que não gosto! :)

2.- (sorry _) Se leres o meu blog todinho, verás que em alguns posts me confesso um animal eminentemente urbano, dependente do bruáá da cidade, do cheiro a pastelarias, do cenário do rio e do privilégio de fruir locais como Sintra ou Cascais. Só que às vezes... a coisa cansa e lembro-me dos wide open spaces!
Beijinho :))

 
At 3:48 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

_IO
Esqueci-me de comentar o teu "neutro" comentário à minha preferência pela baunilha soletrada em português :)
Fica aqui o registo.

 

Enviar um comentário

<< Home