quinta-feira, maio 12, 2005

Tá Quase...



(Esta foto foi reduzida por razões óbvias...)

[363] - Que me seja perdoado o pecadilho de sentir esta alegria travessa pelo Benfica vs Sporting que aí vem, com os andrades à distância de uma «tsunâmica» reviravolta na lógica para poderem ainda ser campeões.

É que há poucos lisboetas. Mesmo muitos dos que vêm ao mundo na Alfredo da Costa acabam invariavelmente a «ir à terra» no Natal e na Páscoa. Este fenómeno podia ser bom se tão só inserido num contexto de cosmopolitismo. Mas não é. Por alguma razão que me escapa, muitos dos «lisboetas» continuam a nutrir acinte por esta cidade e ajustam-se a uma atitude de «vivem cá porque é aqui que estão as oportunidades, o que aliás se deve a uma nefasta centralização no Terreiro do Paço».

Lisboa é uma das mais bonitas, luminosas e cativantes capitais europeias. Tem ainda o encanto e a força que a fazem resistir à erosão daquele bairrismo que enforma outras cidades menores, como o Porto, Coimbra, Faro ou Viseu. Mas um «derby» como o de Sábado, em que as duas maiores equipas portuguesas competirão pela conquista do título vai afagar o ego alfacinha e constituir, certamente, um grande espectáculo no estádio da Luz. E, já agora, que ganhe o Sporting...

Algures, por aí,



joga-se pelo lugar

(provocaçãozinha a alguns portistas que fazem o favor e me dão o privilégio de ser bons amigos)

6 Comments:

At 8:34 da tarde, Blogger Madalena disse...

Este fim de semana ninguém vai à terra. É a terra que vem a Lisboa.
É a benção das fitas na Alameda da Universidade. Essa eu não vou perder! Lá estou eu a discordar... Aposto que não sabias!!! Só eu sei por que não fico em casa, no sábado de manhã!!!
Um beijinho para ti.

 
At 9:52 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena
A minha filha, a fascinante Musca, (cof...cof...) :))ainda vai para o 3º ano...
E esta? também não sabias. É filhas "lá", é filhas cá...mas são só estas duas. Uma em cada hemisfério. E ainda há um filho varão. Mas esse não "liga" muito às palavras. É mais aviões (fui o seu primeiro passageiro), carros, "braais",uma cervejola e um bom papo... pois, é a vida como dizia o outro. É o que dá ter sido pai aos 22 anos. Mas hoje é "porreiro" ter "filhos-irmãos". Até a Musca, que é a mirim (19 aninhos), lida comigo como se lidasse com os colegas lá na avenida da universidade onde vais no Sábado enquanto eu antecipo a curtição do derby...
beijinhos
:)

 
At 10:38 da tarde, Blogger Hipatia disse...

"Tem ainda o encanto e a força que a fazem resistir à erosão daquele bairrismo que enforma outras cidades menores, como o Porto, Coimbra, Faro"

Só para dizer que não concordo nada com esta frase. Porque acho que o bairrismo - enquanto não exacerbado - é exactamente o que dá encanto às cidades que não perdem o contacto com a própria identidade :)

 
At 10:39 da tarde, Blogger Madalena disse...

Pai babado!!!!
Queres-me vencer aos pontos?
Leva a taça... não, ainda não é a do teu Sporting!!!! É só a da nossa habitual discordância. Desta vez ganhas-me na idade da paternidade/ maternidade, na quantidade de filhos e na diversidade. Eu é só meninos. As meninas virão com eles... Uma já é praticamente "minha"... e é do Benfica!!! E esta? Beijinhos

 
At 11:06 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Hipatia
Acho que me interpretaste mal, ou me expressei menos bem...
Pois eu também acho que o bairrismo é um salutar sentimento na identidade de uma cidade. De qualquer cidade. O que eu disse, muito claramente, é que em Lisboa o bairrismo tende a desaparecer. E que a cidade tem conseguido resisitir à erosão desse bairrismo. Eu próprio, ao escrever este modesto post, manifestei a minha dosesinha do bairrismo que cada vez há menos na minha cidade...
Capice?
beijinhos à tripeira simpática que me vai comentando amiúde :)

 
At 10:11 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Incompetente
Eu não critiquei o Technicolor, limitei-me a reclamar letras azuis sobre fundo preto.
Além de que o meu Technicolor é por uma cuasa nobre.
Abraço :)

 

Enviar um comentário

<< Home