sábado, junho 25, 2005

É Longe, mas é Perto...



África, terra bruta, que até à papaia lhe chamam de fruta...
(Tempestade sobre Maputo)
[440] - Moçambique comemora hoje 30 anos de independência.

Este País foi muito importante para mim. Primeiro, porque que lá passei a minha adolescência, até vir estudar para Portugal. Depois, já independente, acolheu-me durante um período muito importante da minha carreira profissional.

É fácil apaixonarmo-nos por Moçambique. É um território fabuloso de diversidade humana e geográfica a que não é possível permanecermos indiferentes.

Vivi lá bastantes anos na confortável posição de expatriado, trabalhando para uma multinacional com todas as benesses daí advindas. Foi uma experiência de vida riquíssima para mim. Não só do ponto de vista lúdico e profissional como do ponto de vista de relações humanas. Conheci bem a sociedade moçambicana, os moçambicanos, os expatriados e uma sociedade intermédia, difusa e fluida, que nunca conseguiu verdadeiramente integrar-se quer numa quer noutra. Em todos eles, porém, uma carga identitária bem definida que contribuíam para que Moçambique se tornasse numa região de surpreendente cosmopolitismo.

Moçambique independente faz hoje trinta anos. E a isso não posso ficar indiferente. Tendo vivido, por razões profissionais em vários países, é talvez aquele de que guardo ciosamente algumas das minhas mais marcantes recordações e a ele lhe devo uma parte muito importante da minha experiência de vida. E, para mim, tal como aprendi por lá, Moçambique "é longe, mas é perto"...

Long live Moçambique

P.S. Ocorre-me alguns episódios relacionados com a minha permanência de alguns anos em Moçambique. Apetece-me pôr alguns deles em post. Vamos lá ver se sai...

7 Comments:

At 7:13 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Moçambique é longe, de facto. Mas está em toda a parte, com um bocadinho de todos os que respiraram um pouquinho do seu ar, que cheiraram um pouquinho do seu cheiro, que admiraram um pouquinho da sua beleza.
Aqui, neste blogue, está!
Beijinhos beirenses.

 
At 10:19 da tarde, Blogger Madalena disse...

Disse-me a Laura que Moçambique não se esquece...
Beijinho, Espumante e obrigada pelo texto lindo que escreveste sobre a terra onde nasci, pela primeira vez...

 
At 10:10 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

laura lara
É verdade. Moçambique é um tema recorrente aqui no meu tasco :)
Por muito que queira, nao consigo disfarçar, né?
:)

 
At 10:12 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

madalena
Ainda um dia me explicarás (se te aetecer...) porquê essa saudade marcada e a relutância em lá ires.
Talvez eu julgue perceber um pouqunho, mas eu sou uma pessoa prática :)) Se eu fossea ti já tinha ligado à Abreu e pedido preços :))))

 
At 12:09 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Long live, Moçambique!! - e um beijo ao espumante!!, IO.

 
At 2:04 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Oi Isabella
Beijo para ti também. percebo bem o significado que a data tem para ti...
beijinho grande e que escrevas muito sobre o assunto que eu gosto muito de ler, mesmo que os meus parãmetros analíticos (uauu... nem acredito que disse isto) :)) sejam algo diferentes dos teus.

 
At 11:51 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Long live Mozambique, viva mozambque!

 

Enviar um comentário

<< Home