sábado, julho 09, 2005

Decoro



[460] – Começa a ser uma questão de decoro. Abro o Expresso, leio uma série de citações sobre os trágicos acontecimentos de Londres, todos convergentes na forma e na substância e, no fim, lá vem Mário Soares a dizer que o Senhor Blair teve o que teve o senhor Aznár, que é necessário ir às raízes do terrorismo, eliminar a pobreza e bá blá blá... E num estilo e entoação a que só faltou um bem feito, bem feito, bem feito...

Li no Blasfémias um excelente post em que Mário Soares é citado como o ícone perfeito do Portugal contemporâneo, num país ...em que existe um consenso nacional em torno dos fundamentos do terrorismo: a culpa é dos Estados Unidos da América e, em especial, do seu Presidente, George W. Bush .Este quase unanimismo de razões, evidente para quem oiça um «Forum» da TSF ou tenha algumas conversas de café, explica-se não apenas pela nossa tradicional saloiice iletrada e pela inveja inultrapassável dos «ricos» e «poderosos» que nos caracteriza, como também pelos resíduos da «cultura» marxista que nos domesticou durante décadas, do «imperialismo americano» e da exploração capitalista do terceiro mundo pelo Ocidente, em particular, mais uma vez, pelos EUA. Esta mentalidade, ainda que subrepticiamente, está bem mais viva do que se possa julgar, quinze anos após a queda do Muro...

É que não se trata já de uma mera questão de opinião própria, nem de liberdade de ideias. Trata-se de um desrespeito absoluto pelas vítimas e pelos próprios portugueses, pelo menos os não suficientemente saloios para se reverem neste estilo e nesta desonestidade política.

Mário Soares é um demagogo barato, um Cohn Bendit versão actualizada, um trambiqueiro político sem vergonha e uma personalidade que deixa muito a desejar do ponto de vista humano.

Infelizmente o acolhimento de que beneficia nos media não ajuda a que pura e simplesmente seja ignorado. Mas, realmente, esta figurinha que me sugere um General Tapioca sem bigode e sem cartucheiras, de um egocentrismo e vaidade atrozes, começa a contribuir decididamente para que eu, quando tiver que dizer que sou português, comece a fazê-lo
baixinho...

9 Comments:

At 7:29 da tarde, Blogger Guarda-factos disse...

Este generalinho apavonado sugere-me alguma senilidade cognitiva, a mesma de que acusou, desonesta e despudoradamente, Salgado Zenha na sua 1ª candidatura presidencial. Parece que com a idade, os seus recalques fundamentalistas tomam preponderância em desmesurados, irracionais e incompreensíveis tempos de antena...

Cumprimentos cordiais ;)

 
At 9:39 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Mário Soares está velho e pode estar a perder algum discernimento, mas não podemos esquecer o seu papel fulcral na nossa revolução.
Leitora Atenta

 
At 7:43 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

JoãoG

Este homem tira-me do sério, João... talvez por ser uma pessoa idosa e eu tenho por índole respeitar os idosos. Mas, assim, é difícil...

 
At 7:45 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Anónimo

Isso poderia levar a uma exaustiva discussão. Aconselho-o(a) a ler uma série de excelentes artigos que Luciano Amaral tem vindo a escrever no DN sobre o assunto.

 
At 8:01 da manhã, Blogger Pitucha disse...

Desculpa o comentário tardio mas tinha que dizer que estou de acordo com o que dizes! Vi-o há uns anos (quando ele era deputado europeu) aqui em Bruxelas, numa conferência que era suposta ser sobre a CPLP, e fiquei entristecida com o espectáculo: que homem tão vaidoso e sem motivos para tal!

 
At 5:25 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

O problema não é ele ser vaidoso. O problema é ele não ter nada na cabeça e ser ouvido como se tivesse.

 
At 8:41 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

pitucha

Estás "desculpada" pelo comentário atrasado :)))))
Eu não sei bem o que fazes em Bruxelas... mas às vezes invejo-te. Eu reajo mal a muitas coisas mas ao mesmo tempo fascina-me esta permanente intriga politica e a minha velha mania de me manter analítico (intrusivo, até?), pelo que Bruxelas poderia ser um fértil campo de observação. Ainda por cima, não me importo com os "cinzentos" . :)
Beijinhos

 
At 8:42 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Anónimo

É um bocado isso, também :))

 
At 7:48 da manhã, Blogger Pitucha disse...

Espumante

Andei à procura de um e-mail no teu blogue mas não encontrei! Era para te explicar o que faço aqui (nada de excitante, garanto-te), mas não queria "go public about it all".
Se tiveres um e-mail diz-me onde ele está porque eu virei o teu blogue do avesso e não encontrei nada!

 

Enviar um comentário

<< Home