segunda-feira, julho 11, 2005

Lá Foi Ela Outra Vez...



[465] - Este fim de semana fiquei a saber que Vila Nova de Paiva é uma terra simpática mas que só serve mesmo para escavações. A minha júnior, que vai andar por lá duas semanas, informou-me na passada sexta feira, peremptoriamente, que estava a cinco minutos de se meter no autocarro e regressar a Cascais pois não sabia, DE TODO o que ficaria lá a fazer de sexta a segunda.

E foi assim que cheguei a casa na sexta, e tudo estava saudavelmente bem mais desarrumado. Entre mochilas, papéis, material de desenho, ténis (que eu suponho deverão ter sido brancos), óculos e bisnagas de protecção solar, senti o conforto mimento de ter a filha de volta. Não que ela parasse em casa muito tempo, mas sempre havia a mochila, os ténis e etc. a lembrar-me que ela estava "cá".

Fascina-me esta dinâmica de jovens que têm sempre que fazer, onde ir e com quem falar. E que conseguem ainda encaixar uma pausa ou outra para comer, tomar duche e até ter um gesto meiguço para o pai.

Eu era assim. Melhor, eu sou assim. Mas a dinâmica da vida vai-nos ensinando a ter as coisas mais no sítio, fastidiosamente arrumadas, a não falar com tanta gente nem ter tantas coisas para fazer. São ensinamentos que têm tanto de sábios como de chatos, eu sei. Talvez por isso seja muito gratificante revermo-nos naqueles (neste caso naquela) que vão assegurando a continuidade de um estilo e uma filosofia de vida que, sem eu ter feito qualquer esforço especial, asseguram uma forma de estar. A nossa. Que é, basicamente, estarmos felizes por ter nascido.

O fim de semana passou a correr. Mal "a" vi. Correu, esvoaçou, riu, telefonou, dormiu aos bocados e ontem lá foi ela de novo à re-descoberta do nosso passado arqueológico (!…).

Boa viagem filhota, que as escalas vão sendo cada vez menos e mais curtas. E, por um dia destes, numa das escalas, farás um connection flight qualquer e aí… bom... aí, ainda bem e só me resta desejar-te que embarques na melhor viagem do mundo.

12 Comments:

At 5:01 da tarde, Blogger Hipatia disse...

Durante a adolescência, ia acampar durante 10 dias com amigos que se reuniam propositadamente para isso. Era um dos acontecimentos que aguardava com expectativa todo o ano, já que havia gente de todo o País que só se via por essas alturas. Uma das zonas onde mais vezes acampei: perto do Paiva. E, na altura, fazíamos as festas sozinhos, sem necessidade dos barulhos nem da azafama das cidades. Aliás, era disso que fugíamos e é disso que mais saudades tenho: uma fogueira à noite, as guitarradas, os sacos camas, a luz brilhante das estrelas, o cheiro de terra pura, as cantorias, ir tomar banho ao rio, ver o nascer do sol... Até da roupa encardida e das mochilas pesadonas tenho saudades! Devia ser mesmo um mundo diferente... eu nunca mais me senti tão livre, como quando estava perdida, no meio de nenhures, sem ter como chegar à cidade grande.

(lindo post, Espumante)

 
At 5:35 da tarde, Blogger Torquato da Luz disse...

Vim parar aqui por acaso (através de um seu comentário no Aviz) e fiquei agradavelmente surpreendido. Não só com a qualidade da escrita mas também com algumas afinidades (nada isaltínicas, é claro...) que julgo ter encontrado.
Um abraço, se não se importa.

 
At 8:23 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

hipatia

Tudo o que dizes me remete também para a minha adolescência 8que foi antes da tua...) :)))
No caso da minha miúda... não é bem isso. Ela foi porque é parte curricular do curso. Já voltou para lá, já telefonou a dizer que tá tudo na boa, volta esta sexta e na segunda seguinte vai para o Alentejo, para outra escavação :((
O post... saiu daquela pontinha de mariquice que todos temos dentro de nós.
Beijinho

 
At 8:26 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

torquato da luz

Fico honrado com as suas palavras. Eu não sou jornalista, nem escritor e muito menos poeta.
Este blog nasceu da novidade e depois... reparei que me divertia e suscitava alguns comentários que me honravam muito.
O seu é um bom exemplo, vindo de quem vem.
E quanto ao abraço, aí vai ele. Com muito gosto, porque haveria de me importar?
Já fui à sua página. Não sabia que tinha uma. Nem blog, claro

 
At 10:58 da tarde, Blogger Cláudia disse...

Pois foi essa "mariquice" que fez com que eu lesse este post e ficasse com um sorriso nos lábios e tb fez com que me lembrasse de certos momentos passados ao ar livre longe da cidade, dos carros e da rotina normal. Era assim de umas férias que eu precisava.
Bonito post este. hajam mais momentos de mariquices :P

 
At 9:32 da manhã, Blogger lilla mig disse...

Very sweet! Ela tem sorte de ter um pai assim! :) Beijos

 
At 4:17 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Gosto sempre de ler estes teus 'posts' de papá, espumante!! - abraço amigo, IO.

 
At 5:18 da tarde, Blogger Nada de novo na frente ocidental disse...

...a mesma "mariquice" ou baboseira, como se diz na minha terra que tenho sentido nos últimos dias, ao fim de quase duas semanas fora, e fora do país, com falta dos mimos das filhotas e do mais pequenino...(urghhh que raiva)

 
At 9:58 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Cláudia
Um beijinho pelas tuas palavras e obrigado

 
At 9:58 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

lilla mig
Ela nem sempre diz isso... mas está bem :))
beijinho para ti

 
At 9:59 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

IO
Ainda bem, porque sei que há alguns que tu não aprecias por aí além. Mas eu gosto de ti à mesma...
:))))))
Beijinho

 
At 10:01 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

abf
Olha o viajante :)))
Bem aparecido e que tudo corra bem por essas bandas, porque por estas está tudo cada vez mais na mesma. Eu sei que você entende...
:)

 

Enviar um comentário

<< Home