segunda-feira, agosto 15, 2005

Canhotos



[512)

Fiquei a saber pela
Ana que hoje é dia internacional do canhoto.. A Madalena foi claramente passada pela Ana nesta coisa de registos, mas acontece ao mais pintado. Beijinho para ti Madalena e tenho a certeza que recuperas da falha!

Eu gosto de canhotos. Tenho até um filho canhoto que desenha magistralmente, aparentemente como qualquer canhoto que se preza – sempre ouvi dizer que os grandes artistas, pintores, arquitectos, matemáticos são canhotos. Dá-me um gozo especial ver o meu filho escrever de baixo para cima – quiçá uma estimável razão para se pensar que todos os canhotos são bons amantes também mas isto é um campo algo fluido, já que é tudo uma questão de perspectiva...

Há também muitas actrizes e actores canhotos. A Sandra Bullok, por exemplo, é canhota. Palavra de honra que já reparei. A Julia Roberts também. Assim de repente, são os de que me recordo, mas estou certo que haverá mais. Tenho uma vaga impressão (quase certeza) que a Meg Ryan é igualmente canhota...

Até há poucos anos atrás os canhotos eram perseguidos. Na escola, no emprego e até na tropa... lembro-me de um sargento açoreano que achava que os canhotos deviam ser mandados todos para a mata a ver se não lhes passava a canhotice, mas havia que lhe dar o desconto, o homem era de Pico Ruivo e uma vez teve a humildade de dizer: - Meu alferes, tinha razão, a água ferve a 100º, o que ferve a 90º é o ângulo recto.

Já de canhotos modernaços e que misturam motricidade humana com ideias e dogmas não gosto tanto. Sobretudo os que são tão canhotos como eu mas fazem questão de demonstrar o contrário. Gente azeda que se levanta todos os dias a pensar no que vão fazer, dizer ou pensar, desde que seja canhoto, contra e botaabaixista. Qualquer coisa serve. Santana Lopes, Cavaco Silva, Bush, Blair, independência das colónias há 30 anos, acidentes de viação, madeiras da Amazónia, focas do Alaska, buraco de ozone, inépcia da Nasa que deixa morrer astronautas, energia atómica (a do Irão e da Coreia do Norte ainda passa, mas com alguma dificuldade...), terroristas presos em Guatanamo (a propósito, li no Expresso que as preferências literárias dos cerca de 500 terroristas presos em Guantanamo vão para o Harry Potter. Agatha Christie, vem logo a seguir, sempre achei alguma perfídia na J.K.Rawlings...), qualquer coisa, enfim, que lhes masturbe a consciência e lhes dê razão à existência. Destes não gosto. São azedos, implicativos e áridos de ideias.

Um dia morrem (como eu, como todos nós) e descobrem que no dia do funeral está um pôr de sol lindíssimo mas, então, será tarde!

2 Comments:

At 12:39 da tarde, Blogger None disse...

Junte à colecção a minha filha, que é a mais linda canhota que conheço e a melhor filha dos arredores. Desculpem a falta de modéstia:-)

 
At 9:19 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

L.
Dos seus arredores, porque dos meus arredores, a filha mais linda é a minha :)))))))

 

Enviar um comentário

<< Home