sexta-feira, abril 14, 2006

Boa Páscoa


[923]

Já li algures a relação entre os coelhos e os ovos na época pascal, mas confesso que não me ocorre. Sei é que os coelhos não põem ovos, mas deve haver uma relação qualquer. Também sei que cada português come um pacote de 200 gr de amêndoas no período pascal (provavelmente incluindo os cento e pico deputados faltosos) o que dá qualquer coisa como, ora deixa cá ver, 200 gr x 10.000.000 a dividir por cinco (António Guterres por andas tu? Ajuda lá a fazer as contas…), qualquer coisa, dizia eu, como 2.000 toneladas de amêndoas. Mesmo descontando meia dúzia de fabriquetas que foram fechadas há dias por indecente e má figura e falta de higiene, nada de grave, acho que as amêndoas andavam a ser feitas com produtos fora de prazo e no meio de porcarias pouco recomendáveis.

Bom, mas isto para dizer que até eu vou “pascar” para outra freguesia. Mesmo não sendo dado a estas coisas de coelhos (pobres bichinhos), amêndoas (muitos açúcares) e ovos (colesterol…), mas porque no fundo, as épocas festivas servem, talvez sobretudo para isso, para nos lembrarmos que temos família e amigos e para verter em todos nós uma pitadinha de intimismo, aqui deixo a minha sincera expressão de carinho, amor e amizade para todos quantos vão passando por aqui e que tenham uma Páscoa muito, mas muito feliz.

E Segunda-Feira cá estamos outra vez. Eu, pelo menos, estou!

18 Comments:

At 12:02 da tarde, Blogger papoilasaltitante disse...

Boa Páscoa!!! Vai ser linkado! ;)
Bjs

 
At 12:28 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Enjoy yourself

 
At 12:29 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

lá em cima sou eu caraças :D
IL

 
At 1:13 da tarde, Blogger t-shelf disse...

boa páscoa também... bjs

 
At 3:23 da tarde, Blogger Carlota disse...

Beijola.

 
At 4:44 da tarde, Blogger Madalena disse...

Boa Páscoa para ti, seu pecador!!!
Não, não me refiro à net, nem aos jornais, nem à televisão. É ao coitado do Guterres a quem tu não dás descanso!!!! É capaz de não ser pecado, mas simplemente traquinice!!!!!
Beijinhos e boa Páscoa para ti e para todos os teus!

 
At 10:12 da tarde, Blogger florzinhanina disse...

querias a explicação cá vai:
E se se pergunta à pequenada e aos adultos o porquê dos “ovos”, alguns respondem: “porque deles sai a vida!” E algo semelhante procuram apresentar quanto aos coelhos: esta quadra de Páscoa é o tempo de eles se multiplicarem muito. Trata-se dum significado que é possível para esses dois símbolos de Páscoa. Um símbolo antigo e outro muito moderno.
Porém, o verdadeiro significado dos “ovos de Páscoa” (não de chocolate) é mais profundo.
Desde tempos antigos (alguém falou-me no séc. III), houve quem raciocinasse e desta forma: como o pinto sai vivo da casca, assim Jesus saiu vivo do sepulcro. Desta forma os ovos seriam um símbolo muito directo da Ressurreição de Cristo, depois de ter sido sepultado num sepulcro cavado na rocha. Este tinha a forma dum ovo.
De facto, José de Arimateia que, com Nicodemos, O tirou da cruz, emprestou o seu sepulcro que tinha cavado na rocha. Este sepulcro com a sua forma de ovo, foi tapado com uma pedra que ficou selada. E de lá saiu Cristo vivo pela sua Ressurreição. A imagem do ovo faz sentido…
Satisfeito, beijo e uma boa pascoa cheia de pecados.

 
At 11:41 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Isso, espumante, dá forte e feio no beato do Tó Gu lol! - beijo, uma que tb cá estará 2ªfeira... e outro beijo para a Mad' com quem me meti lol

 
At 2:07 da manhã, Blogger Wakewinha disse...

Se quiseres saber porque se associa o coelho à Páscoa, passa num dos meus blogs, o Voz Oblíqua.

Entretanto deixa-me apenas desejar-te uma feliz Páscoa vegetariana! =)

Beijito*

 
At 4:26 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoilasaltitante
Obrigado pela referência lá no Alcobacense :) E, já agora, pelo link. A que corresponderei de imediato, aliás estava para actualizar a minha lista já há uma porção de tempo.
Beijinho

 
At 4:27 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Anónima das 3:28 e da 3:29
Já tinha percebido, caraças :)

 
At 4:27 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

T.shelf
Beijinho e espero que a tua tenha sido óptima também

 
At 4:29 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota
Regressado, aqui estou a devolver a beijola. Espero que a tua Páscoa tenha sido assim... como a boca do Migas que já apareceu duas vezes cheia de chocolate
:)

 
At 4:30 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalna
Já cá tou :)))
Não é traquinice, é pecado mesmo, que eu não gosto do homem :))))
beijinho para ti e espero que a tua viagem tenha sido super.

 
At 4:31 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

florzinhanina
Ui, que carinho, receber assim uma explicação tão detalhada :))))
beijinho, obrigado e espero que a Páscoa tenha sido muito feliz

 
At 4:32 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

IO
Meteste-te com a Mad e não resististe em dizê-lo aqui...
Beijos
:)

 
At 4:34 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

wakewinha
Já enriqueci os meus conhecimentos. Quanto ao vegetarianismo... eu bem precisava, que desde que deixei de fumar tenho uns quilitos a mais. E depois... há os pobres bichinhos, né?
Hei-de voltar lá aos blogues com mais vagar.
Beijinho

 
At 7:00 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Cokas
Por acasio passei lá e vi a alteração. Aliás, deixei lá um comentário.
felicidades na nova aventura. Vais ser bom com certeza :)))
beijos

 

Enviar um comentário

<< Home