quinta-feira, junho 29, 2006

As lagartixas azuis


[1084]

Um inspector do Ambiente achou que um tubo de cimento para escoar umas águas quaisquer numa freguesia lá para o centro do país lesava o ambiente e "pimba". Aplicou uma coima à Junta. Fernando Ruas irritou-se e aconselhou os presidentes de Junta a receberem os inspectores à pedrada.

Claro que isto está tudo mal desde a multa às pedradas, mas que me seja lícito apoiar um bocadinho Fernando Ruas, neste particular. Porque eu imagino o que seja lidar com uma colecção de zelosos funcionários que se entretém a correr o país e a ganhar umas ajudas de custo, á cata de um selo que falta, de um terceira via que sobra ou de um despacho com assinatutra ilegível, enquanto o leito da Ribeira dos Milagres continua, há anos, a ser regularmente efluída de trampa suína.

Nós temos uma cultura propícia a este tipo de coisas. Sempre fomos bons bufos, eficazes delatores e mauzinhos como as cobras. Se juntarmos a esta lusa particularidade o facto de o ambiente ser hoje uma das principais armas de arremesso da esquerda politicamente correcta para alimentar alguns dos seus mais caros desígnios, leia-se asfixiar o desenvolvimento através da burocracia e alimentar egos mal resolvidos, temos aqui um cocktail explosivo que proporciona o desejo de emigrarmos ou, como disse Fernando Ruas, receber estes zelosos ambientalistas á pedrada.

É evidente que a frase é excessiva, mas já Scolari diz que os jogos agora são "mata-mata" e ninguém está á espera que os portugueses matem os ingleses no Sábado. Ou, para usar as próprias palavras de Fernando Ruas, se mandarmos chegar o fogo ao rabo de alguém, não tem que haver necessariamente ninguém a fugir com uma tocha espetada no… pois, aí mesmo. Daí que dar honras de Forum TSF a uma frase infeliz, só mesmo nós.

De qualquer maneira, um exemplo a reter e, na dúvida, não será mal lembrado ir apanhando uns seixos!

7 Comments:

At 3:54 da tarde, Blogger katabatic disse...

tendo a concordar consigo: este assunto é nebuloso. Mas julgo que todo e qualquer funcionário, com funções de fiscalização ou de aprovação de projectos, só pode aplicar a condescendência se conhecer a lei e o motivo por trás dela.

 
At 8:12 da tarde, Blogger 125_azul disse...

Eu ouvi!!! O forum, quero dizer. Eu nunca ouço nada, tenho o carro cheio de cd's e não ouço rádio. Mas no outro dia jogou o Brasil, eu estava a dar consultas, não sabia o resultado e TSF com ela. Hoje acabou um cd e enquanto trocava, percebi que estava a dar o forum. Sorri e pensei em ti e na Sinapse e na Carlota que implicam contigo por ouvires e depois te zangares... Enfim, já tenho os meus seixos no bolso.
E és tãaaaaaaao querido. Deixaste um comentário muito amigo lá no 125. Este ano, nem sei como te conto. Começou com uma gravidez. Todos felizes, oba, oba. No dia do pai...fiz um post metafórico...para encurtar, era uma ectópica! Quimioterapias e algumas sequelas depois, uma trompa perfurada, hipertensão, rim não sei o quê, coração não sei o que mais e... E eu ODEIO ser frágil!!!
Sabes aquele sambinha, "levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima"?, sou eu! Juro-te que é possível continuar feliz e optimista. E adorei o miminho. MUITO GRATA: Continuarei a vir deixar-te a cabeça em água com os meus erros. Quero continuar a campeã! Nem que seja DISSO! Abraço apertadinho

 
At 2:31 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Estou aqui na dúvida se ponho um ar "dahh" e peço uma explicação detalhada do que é um seixo ou se te brindo com mais uma informação bombástica acerca da minha pessoa...
Olha, como é tardíssimo e tenho receio de ser atacada por formigas monstruosas que me tentam à força obrigar a ouvir o fórum da TSF (que por sinal nem sei em que canal da televisão dá, é na Tv. não é???) limito-me a enviar um beijo na bochecha do "menino" e desejar-lhe uma sexta o mais casual possível!

 
At 7:54 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Katabatic

Eu não acho assim tão nebuloso... por um lado a nossa excelência inata para a burocracia e sacanagem, do outro a impossibilidade de conseguirmos preservar o ambiente, dado a emaranhada rede de interesses e venalidade que reinam na paróquia.
Ahh e não se angustie com o seu blog e continue, sobretudo sem se preocupar com o que escreve. É um conselho meu que passei pelas mesmas angústias e, de repente, já por aqui ando há dois anos :)

 
At 7:59 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul
Ó azulinha, tu ouviste o Forum? Mas isso é um sinal claro de decadência de costumes, senilidade precoce, insegurança, perturbações psico-somáticas, laivos de sado-masoquismo e o prenúncio nítido de um quadro de diminuiçao da capacidade psico-motora. Tu cuida-te e consulta um psicólogo. Ou um psiquiatra, mesmo, sei lá...
Vai or mim sei do que falo, em matéria de Foruns da TSF.
E começo a ficar preocupadp com a facilidade qcom que se lembram de mim a propósito do programa. Era habitual as pessoas lembrarem-se de mim por razões bem mais estimáveis. Mas, prontes... um dia teria de ser assim
:)))
Beijinhos

 
At 8:14 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

alexiaa

Vamos por partes:

1) Não pecebo porque é que falando de lagartixas azuis ou inspectores de ambiente a menina se sinta tentada a falar de si, da sua pessoa, mas não seja por isso, fale a vontade;

2) Um seixo, um seixo, xacáver... olha sabes o que é uma papaia? Bom, um seixo é muito mais duro, mineral e completamente diferente! Há ainda o "calhau rolado" mas isso aprendi ainda no secundário, em mineralogia e é diferente. Também há o Poio do Judeu (a maior pedra em Portugal, fora de brincadeiras, ao cimo da Nave de Stº António, na Serra da Estrela,e contemplando o Covão da Ametade, onde nasce o Zêzere, e dominado pela arrogância dos "Cântaros" mais acima), mas eu acho que este Poio do Judeu é mais uma manifestação de anti-semitismo do que nome decente que se dê a uma pedra.

3) Quanto a seres atacada por formigas gigantes... acho que andas a ver muitos filmes, mas é um problema que podes resolver facilmente deixando de ir ao cinema ou, plano B, passando a ir ver filmes do tipo "Música no Coração" e em vez de sonhares com formigas sonhas que casas com um homem lindíssimo, nobre e militar de carreira.

4) Finalmente, o beijo na minha bochecha é uma acção que me trouxe alguns problemas porque tenho as bochechas a discutir sobre qual delas se sente qualificada para ser devidamente osculada.

Aguardemos, que mais posso fazer?
Uma boa sexta. Casual e descansada.

P.S. Se as formigas se tornarem muito agressivas, procura um produto à base de Clorpirifos que é uito bom. É um pouquinho tóxico e pode dar dores de cabeça, nada que um Irish coffee e um cigarro não resolva.
Bom fim de semana (já estou a ser mais abrangente que há bocado, quando só te desejei uma boa sexta...)
:)

 
At 10:43 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Ena...logo agora que eu estava decidida a ser uma oura mulher...é que o menino resolveu dar um arzinho de toda a sua petulância.
A minha tentação foi ironia...achei que perceberia com facilidade!
Um bom fim de semana!

 

Enviar um comentário

<< Home