quarta-feira, junho 28, 2006

Fraseologia basculante


[1083]

Aqui há uns anos atrás, um conhecido treinador de futebol, julgo que Artur Jorge, dizia que a única maneira de conseguir ver as transmissões televisivas de futebol era tirando o som e pondo uns auscultadores para ouvir música sinfónica. Na altura achei aquilo um bocadinho de pretensiosismo mas hoje, depois de ouvir um outro treinador, Tony, a comentar os jogos do Mundial, acho que Artur Jorge tinha razão. Tony tem uma voz pastosa, arrastada assim do tipo de quem já vai na segunda garrafa de tinto a acompanhar umas mãozinhas de carneiro com grão de bico. A sintaxe é um requintado exemplo de como se fala mal ou não se consegue falar, explicando melhor, é difícil falar como Tony, sem concordância de verbos, sem concordância de género, não há predicados, sujeitos ou complementos directos ou, se há, estão amalgamados de forma absolutamente ininteligível, tudo isto salpicado com o despropósito de vocabulário totalmente desajustado de que Tony desconhece o significado ou julga que conhece mas não faz ideia do que se trata.

Ontem, por exemplo, empregou várias vezes o termo “bascular” o jogo de flanco e eu ia jurar que ele não sabe o que é uma báscula. Acresce a tudo isto que a dicção é tão má, tão entrecortada de ahs…uhssss e hummms que a descrição oral que ele pretende fazer de uma qualquer cena é totalmente ultrapassada em tempo ou seja, seguiu-se outra cena, ele vai no 25º “her”…, nós estamos a ver um golo e ele ainda está a explicar a sarrafada que um jogador qualquer deu no adversário. Ontem, no Espanha vs França, o homem excedeu-se com o vocábulo “fraseologia” (que empregava por tudo e por nada) e a dar plurais a adjectivos franceses, como “dêmodês”.

Ora, nada disto seria muito grave se Tony comentasse os jogos no café, numa roda de amigos. Mas põem o homem a falar na comunicação social. Numa altura em que milhares (milhões?) de pessoas estão a ver e ouvir os jogos. Sobretudo os jovens que começam, de pequeninos, a ouvir falar mal. Há responsabilidades muito concretas nos gestores da comunicação social, eu jamais permitia que Tony fizesse comentários de futebol pela simples razão que ele não sabe falar, mesmo que ele fosse o melhor treinador do mundo. Pela mesma razão que ninguém me põe a treinar futebol porque eu não percebo nada daquilo.

É evidente que este post não encerra qualquer crítica a Tony. Pelo contrário. Tenho até admiração por pessoas de escassa qualificação académica e que conseguem guindar-se a posições de relevo. A crítica vai inteirinha para os mentores dos programas e, inclusive, para um ministério qualquer (da cultura? Da educação?) que deveria estar atento a estas coisas. E não está. Acho, mesmo, que já ninguém repara. Porque infelizmente o caso de Tony não é único. É, mesmo, frequente, recorrente, desesperadamente triste e frustrante
.

16 Comments:

At 10:09 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Mas afinal quem é o Tony?
IL

 
At 7:16 da tarde, Blogger 125_azul disse...

E ainda por cima, ELE É DO BENFICA!!!
Uma pessoa a esforçar-se tanto para não errar e uns espíritos malignos a torcerem pelo oposto. Que pensas? A freguesa anda mais atenta! Beijinhos, grata pela visita

 
At 9:14 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

E o Tony é do tempo em que na Académica não jogavam broncos... acho até que tem o 7ª ano antigo... - mas tens toda a razão no que dizes e olha que a gentinha licenciada que vai hoje para a tv e escreve livros a auto-promover-se não é melhor... "çomos os maiores", eskreveriam eles... - abraço divertido, IO.

 
At 9:53 da tarde, Blogger Carlota disse...

Sempre nutri uma afeição especial pelo Tony, pelo que fiquei tãaaao triste com o teu post, mas tãaaao triste... (snif!)

(...)

Mas pronto, deixa estar, já passou.
:)

De qualquer forma, tenho de te dar razão. Ele não tem o dom da oralidade. Mas, tal como tu próprio afirmas, também não tem culpa de o convidarem para comentar os jogos...

De resto, não há motivo para preocupações. Por aqui só se atravessou uma fase de excesso de trabalho.

Beijola.

 
At 8:20 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

IL
Ó IL, é o primo do Zeca, que coisa!
:)

 
At 8:20 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Luisa

Isso também é verdade. Acho que já nem adianta nem atrasa
:)

 
At 8:22 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul

A freguesa anda, realmente, mais atenta. Mas mesmo que não andasse, o cliente tem sempre razão. De tal maneira que eu até já tenho andado a estranhar e te pedi para dares um errosito ou outro que isto assim em tem graça!
Beijinhos

 
At 8:24 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

IO

Gosto de ver divertida e bem disposta. Então e que me dizes? Portugal deve jogar contra a Inglaterra em 4-3-3 ou 4-2-2-1? Não erar melho apertar o bloco e explorar depois as alas com o Figo e o Simão Sabrosa? Mas assim o Pauleta não ficará um bocadinho desamparado no extremo do ataque? Ou ele deve recuar também?
:))))))))))))))
Beijos

 
At 8:25 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota
Nâo seja por isso. O Tony fala que é uma maravilha :))))) Gosto particularmente do bigode
Já agora... o que é que o Tony tem que eu não tenho? (Não é assim que se diz?)
:))
beijolas e que o trabalho em demasia te passe depressa

 
At 9:41 da manhã, Blogger Carlota disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 9:43 da manhã, Blogger Carlota disse...

O bigode.
Mas não é por isso que eu gosto dele. É porque fisionomicamente faz-me lembrar o meu pai.

Grata por não teres feito a pergunta ao contrário (o que é que tu tens que o Tony não tem), senão nunca mais saíamos daqui...
:)))

Beijola.

 
At 11:56 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

"Basculo" entre comentar e não.
Futebol não comento, mas isto não é futebol.
Olha somos tanto assim que até fico sem fraseologia.
Se a báscula pesassse a locução...
Beijinhos

 
At 12:44 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

As coisas que se aprende por aqui...Mãozinhas de carneiro com grão de bico é prato que desconhecia o que deveria fazer de mim uma perita em matéria de básculas! Não sou, fui ao google confirmar uma ténue suspeita que tinha e agora em vez de mais enriquecida sinto-me esfomeada pelas ditas...mãozinhas!
Deixa-me no entanto dizer que apesar de não ser uma grande oradora e muito menos conhecedora de futebol, estaria certamente mais apta para comentar jogos de futebol que o Tony. Imagine o "menino" o sucesso que eu faria…com a voz sensual que Deus me deu nem "almas" picuinhas teriam condições para analisar o "bascular" da minha "fraseologia":))
Uma boa quinta…feira, claro!

 
At 2:41 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota

Tou todo babado...
:)))
Beijola

 
At 2:42 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

LauraLara

Que nunca te falte a báscula para fraseologares a minha caixa de comentários como o fazes aqui.
:)))
beijinho amigo

 
At 2:50 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

alexiaa

Carneiro não sou... mas mãozinhas fosse eu para te dar as minhas e deixar-te, no mínimo, roer-me as unhas :)
Uma coisa que retive do teu comentário: tens uma voz sensual??? Olha que eu não diria, mas se o dizes aceito de ânimo igual essa faceta desconhecida.
Ontem estive fora de Lisboa todo o dia e... adivinha... enquanto guiava lembrei-me que se calhar não sabes a origem do termo filoxera. Eu explico-te: Do grego Filo (amigo de) e Xera (madeira) ou seja a Filoxera é amiga da madeira porque se estabelece nas raízes da videira que são, naturalmente, de madeira. Outro exemplo é Filomena. Filo (amiga) Mena (homens) , amiga dos homens, mas isso agora não vem para aqui chamado.
Pronto, já aprendeste mais qualquer coisa :))
Boa... hummm.... quinta, ok. Feira, já se vê!

 

Enviar um comentário

<< Home