quinta-feira, junho 01, 2006

O mérito em quarto de hóspedes


[1036]

Quando o mérito convive com um carácter empedernido pelo narcisismo serôdio e um permanente azedume, o resultado é, frequentemente, tiradas ofensivas, pesporrentes e merecedoras de uma boa lição.

Quando Saramago disse, em tom chocarreiro, não acreditar no Plano Nacional de Leitura organizado pelo Governo para o fomento da leitura entre os jovens, e para cuja comissão ele foi convidado, e que tinha aceite porque "aquilo" era uma fatalidade, como as bexigas, só porque ela era prémio Nobel (citei), a ministra da cultura deveria tê-lo sumariamente dispensado e pedido desculpa por ter incomodado a insigne criatura.

Não o tendo feito, está a dar cobertura à má educação, a uma insuportável vaidade e à mais descarada manifestação de desprezo de um homem manifestamente mal formado e, ainda, a dar continuidade a esta forma reverencial, atenta, veneradora e obrigada herdada do Estado Novo que usamos e de que abusamos para com aqueles que nos deram a visão efémera da glória. No caso vertente, um prémio literário, cujos critérios de atribuição dão hoje motivo a um amplo debate sobre as suas verdadeiras determinantes e motivações.

12 Comments:

At 2:19 da tarde, Blogger Torquato da Luz disse...

Caro Espumante, parabéns pelo texto. Lamentavelmente, o poder democrático rasteja ante um anti-democrata feroz, estalinista até à medula, cujo vergonhoso comportamento à frente do "Diário de Notícias" nos tempos do PREC não pode ser escamoteado.
Com Nobel ou sem Nobel.

 
At 4:18 da tarde, Blogger Sinapse disse...

a ministra da cultura deveria tê-lo sumariamente dispensado e pedido desculpa por ter incomodado a insigne criatura.

Concordo plenamente! ... ai! adorava que a Ministra tivesse feito/dito isso mesmo!!
... é que mesmo que esse tal Plano Nacional de Leitura seja uma imbecilidade e um desperdício de tempo e de recursos, mesmo que seja mais uma ideiazinha idiota e sem futuro, mesmo que tudo e mais alguma coisa, o homem ou aceita ou não aceita e não lhe fica nada bem dizer o que disse!

Mas eu adoooooooro os livros do Saramago, a escrita do Saramago, a perícia com que ele puxa e estica e torneia e molda e aquece e desdobra as palavras!

... mas o homem que o Saramago parece ser não corresponde à grandeza do escritor ...

 
At 4:50 da tarde, Blogger 125_azul disse...

Meu querido, não podia concordar mais contigo! E com a Sinapse, quando diz "ou aceita ou não aceita...". Não gosto nem do senhor, nem do escritor. Considero a escrita enfadonha, depressiva, cansativa...mas estou pronta a aceitar a qualidade literária da criatura; o homem é diferente: mal educado/formado, arrogante, carroceiro, insuportavelmente narcisista... Não é inevitável ter bexigas: eu não tive e sou feliz.Espero que o teu dia tenha sido compensador, que uma pessoa cansa-se de tanta asneira que ouve!

 
At 5:50 da tarde, Blogger Periférico disse...

É uma triste criatura, não tem sentido de humor, é um eterno pessimista, um narciso chato e autista que acha que temos todos que lhe prestar vassalagem "só" porque ganhou o Nobel. Já nessa altura viu-se a "elegância" com que recebeu o prémio e enxutou os jornalistas da SIC. Se a ministra tivesse feito o que dizes muito provavelmente o douto senhor cortaria relações mais um vez com o governo português, eu se fosse o governo nunca mais o convidaria para comissão de honra nenhuma.

Um abraço

 
At 8:12 da tarde, Blogger TR disse...

Infelizmente a ministra sabe que ele tem razão.

 
At 10:30 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

torquato da luz
O sentido do post não era bem esse, eu lembro-me bem desse tempo embora cá não estivesse. A mim o que me causa uma profunda irritação é a permanente adulação da esquerda perante as gloriosas figuras da nossa nomenclatura... mesmo que adornada por períodos como esse que refere, do DN
Um abraço

 
At 10:35 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse
Eu não discuto a qualidade literária de Saramago porque não conheço a obra dele. Só consegui ler um livro e meio, mas acredita que me esforcei para ler mais. Tive sempre algum prerconceito em dissociar o escritor do militante activo, bufo diletante e cruel que Saramago foi numa altura em que tu ainda andavas a brincar com bonecas. Reconheço esse preconceito, mas nunca consegui libertar-me dele. Aliás tive um problema semelhante com o Piteira Santos.
Beijinho para ti

 
At 10:36 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul

Se voltas a chamar-me meu querido, escrevo o post outra vez :)))
No mais concordo contigo
Beijinhos grandes

 
At 10:38 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Periférico

No fundo, foi bem feito e deu-me gozo ouvir a ministra a gaguejar frases sem sentido, a dizer que "estranhava" a atitude de Saramago e etc.
Deu-me muito gozo, porque no fundo ela mereceu-se a si pr´ppria
Um abraço

 
At 10:42 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

tr

Essa questão passa-me ao lado, se o Saramago teve razão ou não. Limitei-me a focar a substância e a forma do que ele disse. E não foi tudo. Uma das afirmações que não referi, por exemplo, foi quando ele disse que não acreditava nada no plano, mas se havia dinheiro para se gastar, gastava-se.
Esta gente não tem qualquer respeito pelas pessoas.
Obrigado pela visita, por arrasto da Sinapse. Já lá fui aos Sapatos Pretos.
Beijinho

 
At 2:05 da tarde, Blogger papoilasaltitante disse...

100% de Acordo!!!!

 
At 11:03 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoilasaltitante
Beijinho

 

Enviar um comentário

<< Home