terça-feira, julho 11, 2006

Are you proud of it?


[1103]

A primeira coisa que um repórter que se preze pergunta a um português bem sucedido no estrangeiro é se ele se sente orgulhoso em ser português. Naturalmente, a resposta chega, emotiva e em fluent english que "of course I’m very proud of it"... É raro o futebolista brasileiro famoso que não seja questionado sobre as suas raízes transmontanas e até Tom Hanks revelou uma difusa e divertida ancestralidade açoreana e nós ficámos todos contentes.

Agora foi a vez de um Abreu, cujo primeiro nome me passou, luso descendente na África do Sul e vencedor do logo do campeonato do mundo de futebol na África do Sul. Naturally, he’s very proud of being Portuguese and he’s very happy to have won the contest.

Dá-me muito gosto ver portugueses e descendentes de portugueses com sucesso no exterior. Eu próprio me recordo quando os sul-africanos perceberam que também havia professores, engenheiros, juristas, médicos e investigadores, depois das independências das nossas colónias. Mas esta bizantinice de se perguntar a cada português bem sucedido se tem orgulho nas suas raízes é reveladora de uma mentalidade pequenina por parte de gente que, provavelmente, beneficiaria muito de uma estadiazinha no exterior que lhe alargasse um bocadinho os horizontes. Visuais ou aparentes.

12 Comments:

At 10:31 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Chama-me do contra: eu cá, proud proud, não tenho, propriamente. É mais sentimento de não pertença, a maior parte das vezes. Deve ser por ter sido colonialista, retornada e emigrante, deu-me para isto... Beijinhos

 
At 10:35 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Ah, e o logo do Abreu é giro, sim senhor!

 
At 1:26 da tarde, Blogger Sinapse disse...

... o que me enervei com o sururu que foi à volta do miligrama de portugalidade que descobriram no realizador do American Beauty, Sam Mendes ... como se pudéssemos apoderar-nos do reconhecimento internacional dos seus filmes só porque o tio-avô dele, ou algo do género, era descendente de portugueses!...
... e o que chateámos a pobre Teresa Heinz Kerry, porque ela tinha nascido em Moçambique ... tem orgulho em ser portuguesa? tem orgulho em ser portuguesa? tem orgulho em ser portuguesa? ... irra!! capacitem-se!! a senhora pouca vida fez em Moçambique (já que foi logo estudar para a África do Sul) e muito menos em Portugal!! ... e nós a dar-lhe, com aquele ar de 'se o Kerry ganha a corrida para a Presidência, passamos a ter acesso directo ao presidente dos EUA! passamos a ter influência! ele olhará para o nosso Portugalinho através dos olhos de sua mulher (supostamente) Portuguesa' ... 'a mulher daquele que poderá ser o próximo presidente dos EUA', escarrapachavam os jornais em orgásmico orgulho nacional, 'é Portuguesa' ... Portuguesa, a Teresa Kerry, ex-Heinz??! Hello!!? Tenham mas é juízo!
E o fenómeno Nelly Furtado? ... ai! travões a fundo, é melhor parar ... senão não termino!

... na minha opinião, pior que esta bizantinice de se perguntar a cada português bem sucedido se tem orgulho nas suas raízes, é colar-lhes um portuguesismo que eles não têm!

... mas que mania!

... uff, desabafei!...

:)

 
At 1:48 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul

Eu sempre achei que o Abreu havia de ir longe. E não é que os avós dele eram Madeirenses?
:))
Beijinho

 
At 1:51 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Sinapse

Afinal disseste muito mais do que eu. E melhor. Eu podia juntar mais exemplos mas acabam por ser redundantes porque acabam todos a bater no mesmo. Como o "Inter de Figo" ou o "Bayern de Fernando Meira"... :))))
Mas fico muito contente quando vejo este tipo de reacções. É que afinal não sou só eu. Há mais gente sensível a este tipo de manifestações. Não fosse eu às tantas sentir-me para aqui um ET a irritar-me por tudo e por nada...
Beijinhos desabafados. :)

 
At 6:07 da tarde, Blogger Carlota disse...

Alguns jornalistas têm muitas perguntas de algibeira. A que mencionas é uma delas.
Quando confrontados com tal pergunta, os luso-descendentes, conscientes de que estão a falar para o mundo lusitano, não têm outra resposta senão a afirmativa enfatizada.
É óbvio que, na maior parte dos casos, o facto de serem portugueses nem sequer tem qualquer influência nos feitos que lhes são atribuídos no estrangeiro.
É óbvio que, em muitos dos casos, o facto de serem portugueses é puramente acidental. Ser português tem apenas origem no facto de lhes ter sido atribuída essa nacionaliade pelo país que tiveram de deixar, trocando-o por outro que lhes prometeu uma vida melhor.
No que toca aos luso-descendentes, entre os quais se encontram os de que a Sinapse fala, é óbvio que não se lembram, em cada dia que acordam, que o seu pai, avô, ou tetra-avô era português... Não estão nem aí!
Quem se lembra bem de que é português, todo o santo-dia, são os portugueses que estão em Portugal. E a esses ninguém pergunta se têm orgulho em serem portugueses. Até porque as respostas se adivinham...
Beijola.

 
At 10:14 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

É evidente tudo o que dizes. Mas eu não crtitiquei os expatriados. Critiquei, sim, o tipo de jornalismo que a Sinapse exemplificou muito bem. É simplesmente... pífio.

Beijolas

 
At 10:56 da tarde, Blogger M Isabel G disse...

CAramba que pensei o mesmo quando ouvi a reportagem da SIC!
Estava a ver que punham as bandeiras e os cachecóis ao homem.

 
At 9:17 da manhã, Blogger Carlota disse...

Mas a minha intenção também não foi criticar os expatriados!
Foi isso que te pareceu que fiz?

 
At 1:10 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Miss Pearls

Faltou pouco :)

 
At 1:10 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota
Foi. Mas depois li melhor e vi que não. Reposta a legalidade :))))
Beijola

 
At 11:05 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

What a great site 89 acura legend body kits Norton internet security uninstall What does fluoxetine do Cod and didrex Cpa financial planning alaska Broadband cheap services Michigan baccarat wheels passion black Cheap wireless laptops Incorporating business toronto

 

Enviar um comentário

<< Home