sexta-feira, novembro 03, 2006

Parabéns


[1298]

Parabéns a mim. Que faço hoje um ano que deixei de fumar. Foi a 3 de Novembro de 2005 que eu disse “nem mais um cigarro para as colónias”, sendo que as colónias, no caso, eram uma massa esponjosa onde se fazem as trocas gasosas do sangue que me corre numas artérias finórias de nome e coronárias de apelido que, por acaso, estavam um bocadinho para o apertado. Feitios! Ele há artérias para tudo e quando menos esperamos lá aparece uma ou outra com um claro ideário suicida e, sem avisar, resolve rebentar só porque amuou por lhe termos andado a dar nicotina durante uns anos.

Dizer que hoje sou outro homem não chega. É preciso fumar e deixar de fumar para percebermos que é possível viver com novos cheiros, sabores e fazer exercício físico até partir a cantareira, que é uma maneira menina de dizer que é possível cansarmo-nos estupidamente sem arfarmos, tossirmos, cuspirmos e pigarrearmos. É tudo bom. Fica, eu sei e confesso, uma nostalgia muito grande do cigarro entre os dedos, que levamos à boca para uma formidável fumaça que nos inunda o corpo de prazer. Fica uma sensação “tartamudeante” e idiota de quem não sabe bem o que fazer no fim de certas tarefas, tais como comer, tomar um café, sentarmo-nos ao volante do carro ou atender o telefone. Fica ainda desfeita a mais famosa trilogia universal, as melhores três coisa do mundo que são, como se sabe, um wisky antes e um cigarro depois. Para mim já não há depois, tive de inventar posfacios que não têm nada a ver com um cigarro. Como há muito que não bebo, também já não tinha prefácio. Fica-me o “entretanto”, o “in between” que, espero, me não pareça despiciendo para quem dispensou o “antes” e o “depois”. Quando me faltar o “in between”, atirar-me-ei, provavelmente, duma ponte, não sem que, antes, acenda e aspire um formidável cigarro.

Visto isto e tudo somado, quero deixar um conselho amigo para todos os que fumam. Por muito que a vida nos pareça sem sentido, por muito que a bica nos puxe, que o atender do telefone nos empurre, que as outras duas melhores coisas do mundo nos tentem ao acender de um cigarro, quero aqui deixar bem expresso que abandonar o cigarro foi talvez a mais avisada decisão que tomei na minha vida. Não era muito difícil, eu sei, tão poucas foram as decisões avisadas que tomei, mas tenho de reconhecer que hoje sou outro homem. E não sabia que era possível tantas coisas serem tão boas. Pelo menos, andava esquecido.

Vão por mim. Parem o cigarro. Já. Sobretudo não recorram a adesivos, pastilhas nem posturas programáticas que tudo isso é um factor de stress acrescido. Deitem o cigarro fora, period. E daqui a um ano falem comigo.

PS. E agora vou para casa que hoje é fim de semana e trabalhei demais para o meu gosto. Bom fim de semana para todos.

34 Comments:

At 8:39 da tarde, Blogger malagueta disse...

ai que inveja... quer dizer, eu sei que se eu quiser muito, até sou capaz...
parabéns! a ver se depois de terminar este maço... bom... posso diminuir... não, tem mesmo de ser! então, e depois não se passa para os chocolates? hunm?

beijinhos
(1.post depois de um cigarrinho, confesso...
2.costumo passar por aqui, hoje tive de dar à lingua!)

 
At 9:14 da tarde, Blogger Madalena disse...

Que bom!!!!! Estás mesmo de parabéns! Fico feliz por ti! Beijinhos!!!!

 
At 12:26 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Mas que Hino á vontade !!
UM ano não é muito tempo, mas de qualquer modo PARABÉNS.
Decisões, são decisões. É assim mesmo.
Há quem, depois de alguns anos, tenha graves recaídas.
Oxalá as "situações" não te façam pegar de novo no "cigarro amigo".
Daqui por UM ano, conversamos.
Lit

 
At 1:39 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Parabéns, Espumante!
A fase mais difícil já a ultrapassaste.
Bom fim-de-semana e beijinhos

 
At 2:16 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Boa, menino valente! Parabéns pelo não ao fumacê. E pelo post, que está absolutamente irretocável. Beijinhos, bom fim de semana

 
At 11:03 da manhã, Blogger Carlota disse...

Louvável decisão, é certo! Faz todo o sentido comemorá-la.
Mas não é qualquer um que o consegue. Não basta querer, é preciso ter muita força de vontade.
Fazê-lo sem qualquer tipo de ajuda é ainda mais louvável. Nem todos são tão fortes...
Parabéns, Espumante!
Beijola.

 
At 12:15 da tarde, Blogger Torquato da Luz disse...

Parabéns, caríssimo. Eu deixei há sete anos e estou como novo :)

 
At 12:35 da tarde, Blogger MJ disse...

Muitos parabens! Esse e um grande feito.
Beijinhos

 
At 1:23 da tarde, Blogger Filipa disse...

hum.. hum.. (tosse de fumador)
tenho aqui ao lado um camelo meio infeliz por estar em Londres e por ser tao caro. mesmo assim, anda comigo para todo o lado.
deveria deixar. vou esperar mais uns anos, acho.
por agora tento fumar pouco e uso estratégias de auto-controle que funcionam, como nao levar o tabaco quando vou à rua ou nao comprar um maço quando venho para casa.
anyway, o mais importante nao sou eu (me and my ego...), és tu: Parabéns!!!
(ps: engordaste muito? :)

 
At 6:41 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

IO
E eu levanto-me para agradecer. E quando deixares de fumar, levanto-me outra vez e aplaudo
:)

 
At 6:42 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Malagueta
Pode passar por aqui as vezes que quiser, que o prazer é meu. E dar à língua também, não se acanhe :))

 
At 6:43 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena
Beijinho para ti também

 
At 6:43 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Lit
Espero que não, porque nem todas as situações juntas chegam para ser pior que a sensação que tive há um ano :))

 
At 6:46 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Laura Lara
As fases difíceis são uma constante da vida, lá dizia um dos nossos poetas maiores. Mas desta vez tive o medo a ajudar. Foi mais fácil parar com a ajuda do medo :))
Beijinho

 
At 6:47 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

125_azul
Estou com uma vaga desconfiança que acabaste por não ir ver o Chico. Verdade?
Bom fds para ti

 
At 6:49 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota

Contrariamente ao que me dizem eu acho que me foi mais fácil sem ajuda. Com muita gente a ajudar, a aconselhar e com ajudas de custo tipo pastilhas, adesivos etc, acho que o médico tem razão. São factores adicionais de stress :)
Beijola

 
At 6:50 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

tee
o espumantezinho é sempre bem comportado

 
At 6:52 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Torquato da Luz
Foi esse o termo que estive quase a usar. Como novo. Mas hesitei e não usei. Aquele "como" é permissivo e suspeito. Um bocadinho como os carros usados "como novos" :)))
E eu sinto-me mesmo totalmente recauchtado. É uma grande sensação, não é?
Um abraço

 
At 6:52 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

mj
Obrigado

 
At 6:57 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Miss Spring
Sim, engordei. Passado um mês tinha mais cinco ou seis kilos. Não fiz qualquer tipo de dieta, limitei-me a fazer a minha bicicleta habitual aos fds e hoje, passado um ano, já perdi os kg outra vez, tenho o peso normal. Aliás conmo o médico me dissera. para não entrar em paranóias de dietas e ginásios e levar a vida normal, que o peso haveria de voltar ao normal.
Mas eu entendo-te. És muito jovem ainda para sentires o peso do cigarro. A única coisa que te posso dizer é: Se eu soubesse o que sei hoje tinha parado (facilmente) aos trinta anos. porque a partir dos trinta, cada ano que passa se torna mais difícil.
beijinho and enjoy the smog :)

 
At 9:35 da tarde, Blogger Filipa disse...

Entao ainda tenho mais dois anos!!! :D

 
At 9:47 da tarde, Blogger 100nada disse...

Muitos parabéns que eu sei bem o que custa (e ainda não consegui, mas já tentei duas vezes). :)
Beijinhos!

(ora pertantes, quando deixar a minha fase de celibato, tento outra vez, mas, epá eu também não bebo, já é muita coisa a menos. :DDD)

 
At 12:23 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

Pois é, deixar cair um vício é obra. Requer força de vontade etc e tal, mas no universo feminino há outros factores que nos levam a largar tão fantástico prazer,p.exp.gravidezes! O bem estar de outrém faz-nos pensar duas vezes, mesmo que isso signifique trepar paredes...Parabéns porque os que vivem consigo também agradecem ,
Alexandra, uma vizinha da linha

 
At 11:43 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

100nada
A melhor forma de parares é apanhares um susto. Como eu. O mérito, portanto, é mais do susto do que da força de vontade. Quanto ao nexo que fazes entre o celibato e o cigarro, é uma questão de pontos de vista. Há gente bem casadinha que se não for o cigarro a ajudar acaba apoplética a discutir o sal da sopa, isto numa fase avançada, claro, em que o sal da sopa é já um problema de transcendência incontornável. :))) Já o antes e o depois, reparei que estamos em igualdade de circunstâncias. Eu também já não fumo nem bebo. Um dia destes dou comigo a pensar sobre o que é que ando cá a fazer :)
Beijinho

 
At 11:45 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

alexandralopes
Olá vizinha, seja de que parte da linha for :)
Devo confessar que as gravidezes nunva foram complicadas para mim. Para a mãe, sim :)))))

 
At 1:10 da tarde, Blogger Unknown disse...

Só um momento enquanto fumo um belo cigarrito.

Voltei.
Não pratico desporto,
minto,
pratico sim,
sexo - internet -levatamento do copo - entre outro prazeres da vida, assim como o fumar o é.
E não vou abdicar, porque uns complementam os outros.
Admito que já tentei deixar de fumar, mas ficava um vazio tão grande, que desisti.

 
At 5:42 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Aí está um aniversário digno de ser celebrado. Fico tão feliz por ti, que até ultrapassei o meu aparente alheamento às tuas crónicas e não resisti a comentar. Como vez, sem ser uma leitora assídua, de vez em quando visito o teu blog. Beijinhos da prima "malvada".

 
At 11:19 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

ribadouro
Lá ficar um vazio, fica...

 
At 11:20 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Prima malvada
Ah, mas é um privilégio ver-te por aqui :)))
Um dia destes passo aí por casa.
Beijinho

 
At 7:06 da tarde, Blogger LurdesMartins disse...

Isto merece um brinde! Os meus mais sinceros PARABÉNS!!!!
Acho que vou fazer um print e coloca-lo ali no balcão da padaria...
Beijinhos

 
At 8:56 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Lurdes
E eu sem saber que tinha uma industrial de panificação que me lia...
:)))))

 
At 11:35 da manhã, Blogger LurdesMartins disse...

Não, não sou industrial da panificação... a padaria é ali ao lado onde eu vou ao pequeno-almoço que ultimamente é bastante acompanhado de fumo alheio...
Beijinhos

 
At 10:13 da tarde, Blogger Sinapse disse...

Muito bem! :))




Beijinhos, sem nicotina,
Sinapse

 
At 3:05 da manhã, Blogger shark disse...

Muitos Parabéns!
Como gostaria de deixar este malvado vicio. Não consigo! A ultima vez que tentei deixar de fumar estive quase um dia de abstinência, no dia seguinte fumei o dobro que fumava habitualmente, quase 40 cigarros. Será que vou conseguir deixar este maldito vicio?
Fico muito contente por si, parabéns.

Abraço

 

Enviar um comentário

<< Home