sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Se a menina está bem...


[1526]

Razoavelmente esclarecido depois de ter lido o acórdão que atirou com o sargento Luís para prisão preventiva e de ter ficado conhecedor de uma série de inúmeros factos sonegados pela maioria dos jornalistas da minha terra, ouvi uma notícia que me deixou profundamente confuso.

Basicamente, Maria Barroso disse para a rádio que sabia onde estava a pequena Esmeralda e que ela estava bem. Como não sou jurista, não posso julgar até que ponto a afirmação de Maria Barroso não deveria ser considerada obstrução à justiça. Tudo o que eu pudesse dizer sobre isto não poderia ir além da percepção que se tem de quando se lê um livro ou vê um filme policial. Mas se uma criança está sequestrada e se um cidadão afirma que sabe onde está a criança, parece-me elementar que:

- Maria Barroso devia dirigir-se à polícia Judiciária e denunciar o facto;
- Que o deveria fazer, ainda, com a máxima discrição e deixar às autoridades o julgamento de como deveria lidar com a situação.

Mas em Portugal temos uma camada de gente mais ou menos inimputável, a que diz e faz o que quer e lhe apetece e sobra-lhe tempo. Não tenho nem deixo de ter qualquer preconceito contra Maria Barroso pelo facto de ser mulher de Mário Soares, pessoa que decididamente não aprecio, mesmo tentando encaixar as declarações de Vasco Pulido Valente há dias…), mas causa-me uma profunda impressão que à luz da justiça (boa ou má) haja um cidadão sequestrado (Esmeralda) e um outro cidadão (Maria Barroso) que afirme loud and clear que sabe onde a Esmeralda está, rematando com um “ela está bem” para descansar as consciências e, claro, avalizar a actuação da mãe adoptante que, parece-me nunca esteve em causa neste particular.

Este episódio é lamentável é de um provincianismo atroz e reflecte com clareza a cepa da nossa casta. E, quanto a isso, parece-me pouco haver a fazer.

4 Comments:

At 12:53 da tarde, Blogger Carlota disse...

Eu, apesar de nunca ter aprofundado nada sobre este assunto, sempre tive a sensação de que a história estava muito pouco contada. Ou seja, que me estavam a esconder as partes que não interessavam para que eu pudesse tomar partido por uma das partes sem colocar muitas questões... E isto porque não me parece que um juiz pudesse ter decretado a prisão preventiva de um homem por dá cá aquela palha!
Já que falas nisso, onde é que leste o acórdão do STJ?
Beijola.

 
At 12:24 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Carlota
Desculpa o atraso. Já tens o acórdao na caixa de comentários do teu último post.
Beijola

 
At 12:25 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

luisa
Se sabe, evia comunicar às autoridades. Se foi só de ouvir dizer... então devia estar calada. Concorda comigo?

 
At 8:45 da manhã, Blogger Carlota disse...

Obrigada, Espumante. E desculpa lá a trabalheira.
Beijola e boa semana!!!

 

Enviar um comentário

<< Home