quarta-feira, janeiro 09, 2008

Se passar...


Com receio de algum erro, diria que este é o Hotel Miguel, no estado em que se encontra actualmente.

[2255]

Antigamente havia uma cidade chamada Silva Porto e nessa cidade havia um hotel e nesse hotel havia um senhor chamado Miguel, dono do dito. O Miguel usava o trabalho como forma de expressar aquilo que ele afirmava ser uma luta titânica pela sobrevivência, mas a verdade é que ele era mais esperto que trabalhador e do negócio de diamantes e da exploração do seu hotel lhe vinham os réditos que lhe proporcionavm uma boa vida e um reluzente Mercedes. O hotel/restaurante chamava-se “Miguel” tal qual, e a própria loiça a uso no restaurante era gravada com a expressão Hotel Restaurante Miguel – O Pobre Trabalhador. Esta expressão dispersou-se pelo Bié e não havia ninguém que não conhecesse o Miguel, o Pobre Trabalhador. Uma vez fui a uma feira agrícola em Nova Sintra e acabei a dormir no Miguel, o Pobre Trabalhador. Foi a minha primeira vez. Inexcedível de gentileza, o Miguel era um verdadeiro contador de histórias e nesse serão contou-me histórias e lendas e factos do Bié e eu fiquei um bocadinho mais rico de conhecimento. No dia seguinte pedi a conta, paguei e depois de ter pago, passei os olhos pela factura e li (os valores não serão exactamente estes mas devem andar muito próximo da realidade):

Jantar - 30$00
Dormida - 55$00
Pequeno almoço - 15$00
Se passar - 20$00
Extras (tabaco e serviço de cafés) 13$50


TOTAL 133$50


Não me apercebi de imediato daqueles estranhos 20$00, reli e acabei por perguntar ao Miguel: Ó senhor Miguel o que são estes vinte escudos? O Miguel olhou, olhou uma segunda vez, pegou numa esferográfica, riscou o "se passar 20$00" e disse-me: Não passou. Ao mesmo tempo que me devolvia vinte escudos.

Tenho a certeza que se alguém que seja do Kuito ler isto, saberá que esta história é verdadeira e que o Miguel o Pobre Trabalhador aplicava este estratagema a todos os que por lá passavam. E, às vezes, passava.

A que propósito vem esta lenga-lenga? A propósito deste governo me lembrar o Miguel o Pobre Trabalhador. Ao ouvir o ministro Vieira da Silva anunciar esta manhã, com a firmeza que lhe é peculiar, que os aumentos dos pensionistas iriam ser pagos de uma só vez e lembrando-me do que dissera o tal rapaz espigadote de ontem, Pedro Marques de seu nome e secretário de estado, ficamos todos com a ideia de que esta gente (entenda-se este governo) faz como o Miguel. Na factura da mesquinhice aplicaram um se passar - aumento pago em catorze prestações. Não passou e vai de dar o dinheiro por inteiro.

Apesar de tudo o Miguel tinha duas coisas que o diferenciavam desta gente. Podia ser golpista mas era pobre e trabalhador. Coisas que nem com boa vontade se pode dizer do nosso governo. Só golpista. Barro à parede a ver se pega. Pega, óptimo. Não pega, volta atrás e afirma-se o contrário do que se disse na véspera.

Pagava para ver a cara do tal Pedro Marques hoje...
.

Etiquetas: , ,

12 Comments:

At 5:41 da tarde, Blogger Sinapse disse...

adorei! adorei essa história do se passar!

 
At 7:22 da tarde, Blogger cadeiradopoder disse...

A sua experiência no Miguel, o pobre trabalhador é absolutamente deliciosa. E enquadra-se perfeitamente no tema do post. Parabéns por se ter expressado de forma tão eficaz.

 
At 11:23 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

sinapse
Esta história é verdadeira, excepto nos valores em dinheiro, não me lembro bem, eu era um jovem recém-chegado ao mercado de trabalho...

 
At 11:24 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

cadeira do poder
Concordo consigo. É sem tirar nem pôr a atitude deste governo

 
At 8:13 da manhã, Blogger Carlota disse...

Esta história é absolutamente deliciosa. E a comparação com os sok(r)ettes, muito apropriada.
Da próxima vez que estiveres vai-não-vai para acabar com o blog, lembra-te que o teu problema é teres-te esquecido que tens imensas boas histórias para contar! :)

 
At 9:06 da manhã, Blogger 125_azul disse...

Quem ainda se passa somos nós! Este post está divino! Dos melhores que já li. Ainda bem que me enches a manhã de sorrisos.
Beijinhos

 
At 10:11 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

carlota
tenho muitas histórias, sim. Nem senpre me lembro delas. Mas levarei o teu conselho em consideração. Até um dia, porque já estou a caminho de fazer 4 anos...
:)
Beijola

 
At 10:12 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 11:01 da manhã, Blogger Carlota disse...

Olha, voltaste a chamar Carlota à Azulinha! Desta vez é que ela se zanga! :)

 
At 12:24 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

carlota
Ptrontes. Assunto resolvido. Vais ver que ela não repara...
:)))

 
At 5:14 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Excelente post. Esse Sr. Miguel era mesmo portuguesinho de gema.

Olhando para a foto, verificamos que o Hotel Miguel também não passou...

 
At 12:37 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

infidel
NADA passou na antiga Silva Porto
:))

 

Enviar um comentário

<< Home