quarta-feira, setembro 10, 2008

Então e na América?


[2660]

O que passará na cabeça de um ministro quando nos diz que Lee Oswald foi abatido a tiro por Jack Ruby numa esquadra (?????) a título de explicação para o que aconteceu ontem numa esquadra portuguesa, em que um cidadão desatou aos tiros e enfiou três balas num outro cidadão?

Mais do que o tiroteio da esquadra, a forma infantil (ia a dizer idiota, mas contive-me) como esta gente se “explica” e a prodigiosa imaginação que os faz associar episódios que possam vulgarizar a "bambochata" do país em que parece estarmos a cair é que verdadeiramente me surpreende. Eu acho que jamais me ocorreria evocar Ruby, Oswald e Kennedy nas circunstâncias em apreço, pelo que Rui Pereira ganhou a minha sincera admiração. Não é fácil fazer estas associações de ideias. Não é fácil estarmos mentalmente ginasticados para que nos saltem da ponta da língua explicações certeiras e apropriadas como estas.

Descansemos, pois, que estamos em boas mãos. Um tiro ou outro numa esquadra não quer dizer pescoço. Afinal, em países avançados como na América, estas coisas também acontecem. Fica o caminho aberto para quando houver um tiroteiozito numa escola.

.

Etiquetas: ,