sexta-feira, outubro 30, 2009

»Tenho uma lágrima no canto do olho»






Descobrir as diferenças entre um olho derramado e um olho sem derrame nenhum. Amostras sem valor. Nenhum destes olhos é meu, para o caso de se confundirem

[3447]


De repente, eis-me com um derrame no olho esquerdo. O médico que existe em cada um dos portugueses (tal como o camionista ucraniano, quem se lembra de O meu Pipi? E não faço link porque há vários «Meus Pipis» neste momento) cedo me explicou que era hipertensão, treçolho, vista cansada, tensão ocular, uma pancada que devo ter dado a dormir (!!!!), conjuntivite e uma relação mais ou menos diversificada de maleitas do olho. Medida a tensão, verificada a ausência de qualquer protuberância infecta na pálpebra, descansada a vista numa «vizinha» do almoço de rotina, distendida a musculatura e nervos que suportam o globo ocular através de uma sessão de ioga oftalmológico, verificada a ausência de esquinas ou outros acutilâncias ao redor da cama e que pudessem ter-me causado alguma pancada (já que, do ponto de vista puramente antropológico não me parece que me dê ou durma com gente que ande aos murros durante a noite) e percebida uma completa ausência da sintomatologia das conjuntivites (quem tem conjuntivas e já tenha estado em África sabe exactamente do que estou a falar, quem não esteve… é uma trabalheira explicar, mas acreditem que me é fácil distinguir uma conjuntivite) decidi que… não fazia ideia nenhuma do que este derrame possa ser. De uma coisa tenho a certeza. É um derrame, que é uma coisa que a lógica nos convida a perceber que um pequeno vaso sanguíneo se rompeu e me manchou de vermelho o branco do olho. Assim sendo, e porque shit happens, os derrames acontecem, resolvi dar setenta e duas horas de avanço ao derrame. Hoje é Sexta, o derrame que se defina até Segunda. Ou se chateia de me chatear e se vai embora ou instala-se confortavelmente no meu olho. O que francamente, não me dá muito jeito, mas estou disposto a arriscar antes de ir maçar um médico qualquer.

E aqui fica a expressão do meu sincero reconhecimento a pelo menos doze médicos. Dos tais que existem dentro de todos e cada um dos portugueses. Meus amigos incluídos.
.

Etiquetas: ,

19 Comments:

At 10:35 da manhã, Anonymous IL disse...

Levaste um murro e vieste para aqui agora inventar :D

 
At 1:31 da tarde, Blogger Madalena disse...

Ninguém te disse que é stress? Digo eu, pronto! Beijinhos e as melhoras por partes de dois ex-doentinhos, com direito a hospital e tudo (intoxicação alimentar!). Também ainda não sabemos quais os alimentos assassinos!Um amigo meu diz que a medicina é a arte que serve para entreter o doente enquanto a Natureza não faz o que tem a fazer.... Não há médico nas redondezas por isso posso falar assim.

 
At 5:40 da tarde, Blogger ana disse...

as melhoras

 
At 11:05 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Evita olhar para o espelho e até vais esquecer que estás ... vermelho :) As melhoras e como eu lamento não ser a dona daquele olhinho verde :((( Gota

 
At 10:40 da manhã, Blogger Dulce Braga disse...

Dizem mesmo que de "médico e de louco, todo o mundo tem um pouco", mas como já foste examinado e diagnosticado, por uma equipe multidisciplinar de DOZE, não arrisco nenhum palpite, mesmo por que, alguns posts atrás, houve aqui um zum, zum, zum, sobre chutes na cama...agora aventa-se a possibilidade de um soco nos olhos...bater o olho enquanto estava dormindo...etc...mas afinal...?!?!? :))))

 
At 8:44 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Também não sei o que é!
Mas a minha mãe tinha muitos derrames como o da foto, se bem me lembro punha umas gotas e ao fim de uns dias passava.
Se calhar agora já te passou!
Não será muitas horas de computador???
Bem rapidíssimas melhoras.

 
At 12:01 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Terramicina ou soro fisiológico (é menos agressivo) costuma ajudar a tratar... ninguém disse? rssss
mas poderá ser stress...ninguém disse? rssss com tanto diagnóstico feito e tudo negativo(felizmente para si) só um MURRO poderá ter sido o causador eheheheh

 
At 4:02 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

IL

De uma coisa podes estar certa. Não foi murro teu :))) Mas isso já tua sabias!

 
At 4:05 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Madalena

Claro que é stress, Madalena, que isto do stress até os olhos ataca :))
Não sabia da intoxicação alimentar, presumo que tu e o Jorge. Vocês também fazem tudo juntos. Até adoecem ao mesmo tempo, mas não foi para isso que ouviram a ladaínha na saúde e na doença, até que a morte nos separe? :))
Um grande abraço para o Jorge um beijo para ti e espero que estejam restabelecidos.

 
At 4:05 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Ama

Já estou fino...
Beijinho e obrigado

 
At 4:06 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Gota

Mas olha que ause que tinhas :))

 
At 4:11 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce Braga

Tu desarmas-me... «pegas» em tudo com a perícia e malícia de uma... perita maliciosa :))) Não vês que os murros e os, como é dizes mesmo?, chutes, pois, são mera liberdade poética? Se bem que levar um murro enquanto se está dormindo não é uma coisa tão rara assim... há tanta coisa que acontece no inesperado da noite, meio a dormir, meio acordado :))
Olha, já estou de olho fino, mas ainda não comprei o livro. Não há desculpa possível. É que nem digo mais nada. Logo que o compre, aviso.
Beijos

 
At 4:12 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Ana

Ana, lá em cima é ANA e não Ama, claro, Desculpa.

 
At 4:14 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

Não, papoila, isto é um acidente relativamente frequente e sem grandes consequências. Aliás, o derrame é, em si, uma consequência de um quadro clínico. E o derrame não é uma consequência grave. Há outras consequências, pelas mesmas causas, que podem ser bem piores.
Beijinho

 
At 4:16 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

ellen

Não foi murro, posso afiançar. Já agora, o que significa aquele frequente rssss que aparece aqui e noutros comentários seus?

 
At 10:49 da tarde, Blogger Dulce Braga disse...

Faz o seguinte...mais uns trinta dias e as mangas estão no ponto de serem devoradas.
Pois bem...vens...comes mangas...preguiças na rede...e eu DOU-TE um Sabor de Maboque autografado, que podes até ler no banheiro.:))) Só não tenho o friozinho para te oferecer.:))

 
At 11:01 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dás-me o sabor de maboque... mas, juntamente com as mangas, não vou "pegar" uma indigestão???
:)

 
At 11:39 da tarde, Blogger Dulce Braga disse...

Antes de vires consulta os doze da equipe multidisciplinar...que eu tenho um pouco de louca...mas de médica, fico devendo!!:))))))

 
At 9:02 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce Braga

Vou pensar no assunto. Nunca se be... mas se for, pelo menos tomo vacinas :)))
Bjs

 

Enviar um comentário

<< Home