quinta-feira, dezembro 24, 2009

Globalização


Foto "pifada" daqui . Clicar para ver melhor.

[3550]


Um apartamento cuja parede a nascente era toda em vidro. Para lá do vidro, um oceano. Índico. Repleto de magia à descoberta, à qual não me fiz rogado. À varanda, uma portuguesa nascida em Angola, a Marta, filha de um português nascido em Lisboa e de uma portuguesa nascida em Angola, e uma francesa nascida na Costa do Marfim, a Katy, filha de uma inglesa de Londres e de um francês de Montpellier. Num país chamado Moçambique que tinha uma das mais belas cidades do mundo e, de certeza, de África. Dá pelo nome de Maputo.

As garotas eram amigas, bricavam juntas e são hoje mulheres e mamãs. Uma é minha filha e outra é filha de um colega que trabalhou comigo. Andam por aí as duas, a Marta vive em Cascais e a Katy vive em Portsmouth. Os pais da Katy vivem no Sul de França, o pai da Marta vive em Cascais e a mãe repousa perpetuamente na África do Sul. Quem disse que a globalização não tem momentos magic?

Nota: Para quem conheça, lá em baixo é a avenida Friedrich Engels (vulgo miradouro) e a casa de telhado preto é de Armando Guebuza, hoje Presidente da República de Moçambique. Também se vislumbra um pedaço do muro do clube naval, onde dormia o “Fame” que me ajudou a fazer a fascinante descoberta do Índico.

Esta foto, ao contrário do que se possa julgar não é muito antiga. Ainda não tem trinta anos…
.

Etiquetas: ,

10 Comments:

At 7:30 da tarde, Blogger Ricardo António Alves disse...

Magnífica.

 
At 4:18 da tarde, Anonymous anderson caetano disse...

boa tarde, meu conceito e sempre blog em primeiro lugar em vez de site, e o seu blog tem uma justeza de aprovar o meu conceito, convido a participar do meu blog que é http://andersonoradialista.blogspot.com
podemos fazer uma trocar de parceria, eu coloco o seu endereço no meu blog e vocÊ colocaria no seu o meu endereço. entre em contato comigo pelo meu email ou blog. andersonoradialista@hotmail.com ou andersoncaetamo2009@bol.com.br
abraços

 
At 2:07 da tarde, Blogger Dulce Braga disse...

A foto não é antiga e o que se sente ao olhar fotos assim é fresco como o ar do amanhecer de hoje. :))

 
At 6:52 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

RAA

A foto? A ideia?

 
At 6:54 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

andrson Caetano

Por mim, esteja à vonteade. Tenho uma actualização a fazer na faixa direita e, nessa altura, lá colocarei o o seu blogue.

 
At 6:58 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce Braga

Basicamente achei graça à foto (que respiguei de uma colecção antiga da Marta, apesar da foto ser de má qualidade, foi tirada com uma daquelas pocket cameras da época)porque elas se têm reencontrado através do Face Book. E lembrei-me delas de miúdas (a Katy tem mais dois anos que a Marta). Além de que a paisagem desta varanda (minha primeira residência em Maputo) era absolutamente magnífica. Maputo é uma das cidades mais bonitas que conheço...

 
At 8:20 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Nelson.
Olá!
Gostava de ver a dita foto mas não sei como????
Também vivi um ano em Lourenço Marques e pensei que ia ser giro!
xx

 
At 12:33 da manhã, Blogger Dulce Braga disse...

Indico...Inhaca, Maputo...tô anotando...:)

 
At 9:02 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

Não entendi... gostavas de ver a dita foto? Mas a foto está lá... desfocadinha, mas está. O que é que me está a passar ao lado?
beijinho

 
At 9:05 da manhã, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce Braga

Se é para anotar,... qualquer dia quem escreve um livro sou eu. Título: Anotações para a Dulce. Independentemente do seu valor literário tenho a certeza que dá para aí 1000 páginas.
:))

 

Enviar um comentário

<< Home