quinta-feira, maio 19, 2011

Uma questão de método



Cada um usa os métodos que acha melhor



[4267]

Sócrates descobriu um novo brinquedo. A metodologia. À medida que se vai destapando mais minhocas nas tímidas cavadelas ao quintal da sua legislatura, algum dos seus conselheiros ou assessores lhe segredou a metodologia como a causa de males que, segundo Sócrates não são males. São tão-só o resultado de uma diferente metodologia. A mim, que não sou homem de letras e, já agora, também percebo pouco de finanças, salta-me à vista que Sócrates não sabe o que é metodologia. Nada que espante no seu currículo de novas oportunidades ao domingo mas, que diabo, o homem sempre é primeiro-ministro e poderia, pelo menos, disfarçar. Metodologia, no meu modesto entender é a ciência que estuda os métodos. Ora… o que Sócrates deve querer dizer é que os métodos e/ou critérios para a avaliação de certas situações, como aconteceu agora com a desgraça do desemprego, para o qual ele contribuiu decisivamente, podem ser diferentes. Ninguém anda a estudar métodos. O que eventualmente poderá acontecer é o uso de métodos diferentes de avaliação. Por exemplo, ele disse que iria criar 150.000 empregos, mas usou métodos diferentes e em vez de pôr mais 150.000 a trabalhar contribuiu para que tenhamos 12,4 % de desempregados. Foi o método, só pode. Já com o défice foi a mesma coisa. Andam eles a fazer contas e depois vem essa gente conspirar com métodos diferentes borrar a escrita. Uma maçada, é o que é.

Mas o que estava em causa era a metodologia versus uso de métodos diferentes. Alguém esclareça o nosso primeiro sobre as elementares diferenças da coisa. Para tristes figuras já chegam as que andamos a fazer. Não precisamos de enaltecer a pobreza cultural de cada um, sobretudo em se tratando de português escorreito. Ele não deve perceber, mas há alturas em que talvez falando com ele como ele fala à massa bovina que o rodeia a coisa funcione - aos berros. Para que não tenhamos de estar à mercê dos desmandos e ignorância da criatura. Quanto mais não seja por uma questão de método.
.

Etiquetas: , ,