quarta-feira, junho 22, 2011

Começaram os dias mais pequenos



[4324]

Começou ontem o Verão. Há uma incompreensível magia no registo do solstício de Verão, o que representa uma tremenda injustiça para as outras estações do ano, cada qual com as suas virtudes, belezas, os seus perigos e mistérios. Nem melhores nem piores que os do Verão. Mas o Verão de certo modo simboliza a civilização ocidental que reage e funciona nos pressupostos de uma região geográfica habitualmente fria onde os cidadãos, naturalmente, esperam e celebram o calor. Esquecendo as realidades climáticas do resto do mundo e marcando o passo na dinâmica das estações do ano.

Os ingleses, como habitualmente tinham de ir um pouco mais além em matéria de marcar o passo nas coisas e os solstícios, afinal, não poderiam ser excepção. E é assim que tinham de ser eles a ter um monumento megalítico no qual se pode observar que a 21 de Junho de cada ano o sol nasce exactamente sobre a pedra principal de Stonehenge.

Por mim, homem caldeado em penumbras, névoas, morning mist, conforto do frio e o brilho fotográfico do sol do inverno, registo com satisfação o dia em que, de novo, os dias começam a ser mais pequenos. Hoje o dia já foi mais pequeno que o de ontem. E nestas andanças climáticas não posso, como habitualmente, deixar de saudar a minha boa amiga Ana. Porque em matéria de verões e de calores somos farinha do mesmo saco.
.

Etiquetas:

5 Comments:

At 12:51 da manhã, Blogger Dulce Braga disse...

Como diria meu avô lá das bandas das Beiras: "Ele há cada uma!", e eu toda feliz porque o dia hoje já foi mais comprido!:)*

 
At 5:09 da manhã, Anonymous IL disse...

Isso é mania :O)

 
At 9:06 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce

A felicidade de uns é a tristeza de outros :)))))
:)*

 
At 9:08 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

IL

Se eu fosse o Sócrates (vade retro) :)))) diria: Mania era a sua tia :))

 
At 4:30 da tarde, Blogger ana disse...

Só vi agora. Mas já me tinha lembrado de ti: andam todo satisfeitso com este calor e eu já suspiro pela minha camisola de lã e pelos passeios á beira mar sem gente.

 

Enviar um comentário

<< Home