sexta-feira, agosto 12, 2011

Um exagerado, afinal, é o que eu sou. Um tuga retinto


[4380]

À falta do que tenho caminhado, resolvi fazê-lo esta manhã cedo, ali no Jardim da Estrela. Cheguei cedo ao escritório, meio entorpecido pela ausência da quase totalidade dos meus colegas que foram curtir a crise económica para o Algarve, México, Jamaica e outros destinos que ajudam a debelá-la. E deu-me para ali. Uma passeata pelo jardim, deixando-me acariciar pela brisa quase fria da manhã deste Verão pouco convicto e eis que me deparo com um ganso suicida, tal como se vê na foto. Puxei-o pelo rabo, assim mo ordenou o sentido cívico que aprendi em pequenino, nos escuteiros e na catequese.

- Mas então que se passa, ganso?
- Hummm, ando meio enfastiado. Este jardim nem sempre é o que parece. Tenho dele gratas recordações, mas tem dias que elas parecem esbater-se numa névoa meio…
- Mas que coisa, seu ganso maluco. E isso é lá caso para levar ao extremo a nostalgia que o possa ter invadido?
- Nostalgia? Mas eu…
- Oiça lá. Você tem de ser mais optimista. Lembre-se que muitos colegas seus vieram ao mundo para lhes incharem o fígado, depois de convencerem os cidadãos do mundo que o paté dos vossos fígados era uma «delicacy», enquanto você anda aqui, livre, feliz, bem alimentado, charmoso e cheio de gansas folgadas a abanarem as penas de cada vez que passam por si.
- Sim, eu sei, mas o que é que julga que…
- Não julgo nada, vim aqui desentorpecer as pernas e vi-o nesse preparo e isso tocou-me o coração. Não há nada no mundo que justifique atitudes desesperadas como a sua, mergulhando nas profundezas de… hummmm… meio metro de água de um lago, eu sei, mas, para o efeito, com o dramatismo de uma fenda abissal do Pacífico.
- Oh homem, cale-se. Deixe de ser parvo. Eu estava de cabeça debaixo de água a tentar apanhar um carocho das roseiras, um pitéu de primeira e que me tinha fugido para o fundo.


Encolhi a cauda (a minha), meti-a discretamente entre as pernas (as minhas) e vim trabalhar. Esta mania de achar que os gansos têm tendências suicidárias e crises profundas um dia tinha que dar numa cena caricata destas. Ainda parei na pastelaria da esquina, pedi um café e achei que o Sr. Lourenço também estava com um ar muito deprimido enquanto tirava uma bica. Mas não. De repente desfez-se numa documentada dissertação sobre o campeonato que começa hoje, que o Benfica nunca costuma ganhar na primeira jornada mas hoje ganha e que o Porto não tem equipa. Hoje, perde com o Guimarães. Disse (ele). Babando-se de gozo antecipado pela vitória do glorioso e pela derrota, tão certa como a morte, dos «andrades».

Definitivamente hoje não é o meu dia. Vejo depressão em todo o lado e em todos e, afinal, toda a gente, gansos incluídos, está feliz por ter nascido.
.

Etiquetas:

5 Comments:

At 2:24 da tarde, Anonymous Lucília Vieira disse...

Admitamos que o FCP perde com o VG. Por mero exercício académico, obviamente.
Mas essa derrota, a acontecer, não será hoje. Será, se vier a ser, no domingo.
Já a do SLB... essa sim, pode ocorrer hoje mesmo!
Que lhe parece uma nova bica com o único objectivo de rectificar o calendário do Sr. Lourenço, que não bate certo com o da Liga? :-))
Até sempre.

 
At 9:41 da tarde, Blogger Dulce Braga disse...

Se não era o dia de alguém , era do pobre ganso, que Garbosa, Charmosa e Tenazmente, pretendia simplesmente devorar o carocho, deixando-lhe só as unhas, não fosse um senhor cheio de "principios europeistas", chegar e estragar a festa...:)*

 
At 4:26 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Lucília Vieira

Eu tentei a nova bica para esclarecer o Sr. Lourenço mas até a minha pastelaria de anos fechou para férias. Maldita crise :))

 
At 4:32 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Dulce Braga

Errado. O ganso estava claramente a ser GCT, ganso charmoso tuga, adjectivos que não se interligam muito bem... mas foi o ganso que me saiu nesta tentativa frustrada de suicídio :))E não o fiz movido por quaisquer impulsos euopeístas, foi apenas porque o bicho tinha duas festas neste Sábado, uma amanhã, um aniversário na segunda à hora de almoço, uma vernissage à tarde e um jantar de colegas com quem ele andou na mesma capoeira e uma farewell partyà meia noite, um pato qualquer que na terça feira vai para arroz de pato, ou pato com laranja... como é que eu podia deixar morrer afogado um ganso destes?
:)*

 
At 10:15 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Tenho vindo aqui menos vezes, mas, sempre que venho, basta deixar o cursor descer um pouco, e leio estas "coisas deliciosas"! :) Gota

 

Enviar um comentário

<< Home