terça-feira, novembro 08, 2011

A náusea

[4452]

Não estou bem por dentro das razões da greve de hoje sobre os transportes públicos. Mas do que me foi dado perceber, o que se passa é o seguinte:

- Os trabalhadores não aceitam ver beliscados os «direitos adquiridos»;

- Para não lhes mexerem nos direitos que adquiriram, a administração não tem nada que estar a inventar reduções de horários, de horas extraordinárias e outras malfeitorias que reduzam o seu rendimento mensal;

- Há uma vaga ideia de que os comboios, autocarros, metro e similares dão prejuízos (parece que os prejuízos se cifram agora em €1.300.000.000,00, falando apenas do Metro de Lisboa, já que a dívida gobal das empresas de transportes parece ascender a €16.000.000.000,00, e os encargos anuais só em juros ascendem a €600.000.000,00, mas o problema não é deles - dos trabalhadores). Logo, a administração que se vire e lhes pague os salários que, como é do conhecimento geral, é de um nível bastante generoso. O que se entende, dados o stress, responsabilidade e vários factores de risco que envolvem um motorista de autocarros, de metro ou de comboio. Ou seja, se não houver dinheiro, o estado que o invente (ir aos bolsos do contribuinte digo eu)

- Atribuir a responsabilidade das greves aos comunistas é uma falácia. Esta gente (os grevistas) é tão comunista como eu. São mais do género viva a esquerda, abaixo os poderosos, os banqueiros e o Berlusconi mas que Deus os mantenha no poder por muito tempo para que os salários não baixem);

Confesso que este tipo de situações já me provoca náuseas. Esta gente não tem o menor respeito pelos cidadãos nem pelos prejuízos que lhes causa. Os cidadãos, por sua vez, muitos deles, também lhes acha muita graça e sentem-se solidários com a justa luta dos trabalhadores (ainda agora um «utente» do Porto disse a uma TV, em tom monocórdico, que a greve dá muitos prejuízos aos cidadãos mas que compreende a luta dos trabalhadores. A este cidadão só lhe faltou mesmo o arnês e fazer «muuuuuu»…). E os que não acham dizem f…-se entre dentes e sujeitam-se bovinamente às consequências da situação.

Pela minha parte, que até tenho carro, revolta-me que cada vez mais me venham ao bolso para pagar os direitos adquiridos pelos outros. Que a mim ninguém mos paga e se os meus patrões não tiverem dinheiro que chegue, reduzem salários e despedem pessoas. Não vão eles depois não ter dinheiro suficiente para pagar ao Estado os impostos necessários para cobrir os direitos adquiridos pelos trabalhadores dos transportes.
.

Etiquetas: , ,

4 Comments:

At 9:44 da tarde, Blogger estouparaaquivirada disse...

Concordo em absoluto contigo.
Outra coisa que também me irrita e muito, são as respostas "apanhadas" nessas reportagens de rua...das duas uma ou não existe uma única pessoa neste país que compreenda que NÃO HÁ DINHEIRO PARA CRETINICES ou os repórteres escolhem as respostas conforme o que mais lhes agrada :((
xx

 
At 9:16 da manhã, Anonymous Alexandra disse...

E sempre é chato fazer uso da requisição civil...

 
At 12:38 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

papoila

As respostas são seleccionadas, papoila, só pode. Ou então está tudo doido mesmo :))))

 
At 12:38 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Alexandra

Chato e tem custos políticos...

 

Enviar um comentário

<< Home