sábado, fevereiro 11, 2012

África, terra bruta, que até à papaia lhe chamam de fruta





[4552]

Estas fotos são de hoje. Mais uma tempestade em Maputo, cidade habituada a este tipo de fenómenos.

Chuvadas, ciclones, saraivadas de amolgar carros e partir telhas, trombas de água, chuva de peixe, de tudo eu vi nesta cidade em matéria de calamidades naturais. Guardo até uma grata recordação de ter participado numa operação de socorro com o meu barco quando a depressão tropical Domoína fustigou esta cidade. Para quem conheça a região, direi que subi o rio Maputo de barco e a partir de certa altura não se distinguia o leito. Ao ponto de passar com o barco por cima da ponte de Salamanga. Toda a região estava alagada e havia muitas dezenas de pessoas refugiadas nas árvores que nós recolhíamos para o barco e trazíamos para o Clube Naval.

Vi estas fotos (clicar para ver melhor), do
Jorge Campos, tiradas hoje em Maputo e que uso com a devida vénia (será que te lembras de mim, Jorge?) e lembrei-me disto. E disto, disto e disto. Entre muitos outros «istos», claro.

Nota: A última foto foi tirada poucos minutos depois da tempestade passar, presumo que ali em frente à esplanada do Zambi. Acontece TUDO em pouco tempo!
.

Etiquetas: ,

1 Comments:

At 9:38 da tarde, Anonymous Jorge Campos disse...

Caro Nelson, claro que me lembro de si.
Vou ler com calma algumas das historias que aqui escreveu, historias da nossa historia comum em Maputo.
Só a terceira fotografia é que é minha, a do pós tempestade. As outras duas são de maputenses que "acordaram" mais cedo para a tempestade que se preparava. Há mais e também espectaculares.
Abraço aqui de Maputo.

 

Enviar um comentário

<< Home