terça-feira, março 06, 2012

Mais rilha menos pilha

[4582]

De vez em quando troco pantorrilha por farroupilha. Ou farroupilha por pantorrilha… seja o que for, acaba em «ilha» e uma delas come-se. Ou, numa delas, come-se a outra. Ou comem-se as duas? Lá está, afogo-me sempre na dúvida e é nesta confusão fonética que o Brasil me provoca que fico sempre sem saber se como uma pantorrilha em Farroupilha ou se como uma farroupilha em Pantorrilha.

Uma coisa me aquieta. Parece que tanto a pantorrilha como a farroupilha são estimáveis exemplos de coisas boas, especialmente quando numa delas, a tal
que se situa a cerca de 1000 metros de altitude, se come disto. O «disto» é o que se vê na foto lá em cima e que levou um bom amigo meu, trabalhando em Angola, ao Brasil. Parece que esse meu bom amigo exultou, espumou, salivou e se atirou à pantorrilha/farroupilha (seja lá o que for, ou será onde for?…) como um desalmado entregue aos prazeres do palato. Das iguarias da foto só consegui identificar as batatas fritas, as saladas e o arroz, mas os meus olhos arregalaram-se com o aspecto daquela mesa.

Um dia destes vou a Farroupilha comer uma pantorrilha. Ou vou a Pantorrilha comer a farroupilha ou vou… hummm, vou-me calar e gravar esta foto na memória para quando, mais logo, com ar resignado e de gastronómica indigência, eu encomendar um pindérico bitoque grelhado com alface e tomate, dieta que tenho tentado para não engordar muito as farroupilhas… as pantorrilhas… isso! Quem sabe, até, me chega um piedoso sms a desejar bom-proveito.
.

Etiquetas: ,

1 Comments:

At 4:23 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Por uma questão de rigor e amor à verdade, tenho que dizer que nem comi o tal bitoque pindérico nem sequer a salada. Em troca, almocei num restaurante à João XXI que não conhecia e se chama «KIAM». Não é tão caro como parece, o atendimento é muito agradável (diligente e prazenteiro pessoal brasileiro e angolano) e os donos são angolanos também. Comi camarões de Moçambique fritos com alho, limão e umas ervas deliciosas, acompanhados com um arroz receita segredo da casa, mas que inclui alho, ervas e a azeite cru. Uma DÊLÍCIA. Preço do prato (quantidade generosa): €12. Ah! E almocei com um colega de liceu que não via desde os nossos 13anos...Pagou ele o almoço. Prometi que no próximo encontro daqui a 50 anos pago eu :)

 

Enviar um comentário

<< Home