domingo, março 04, 2012

Os meus carros (1) «É tão giro ter um Mini»



[4580]

Foi o meu primeiro carro. De resto, naquele tempo, ter um Mini era o sonho de qualquer jovem ou, noutro ângulo, uma espécie de inevitabilidade histórica. Acho que a muito poucos jovens passaria pela cabeça que o seu primeiro carro não fosse um Mini.

E assim tomei posse de um garboso ABS-01-46, matrícula de Benguela, embora eu tivesse comprado o carro em Nova Lisboa. Eram três metros de carro com um metro e trinta de altura, verde (almond green) e tejadilho branco (old english white roof) que comportavam um «fantástico» motor transversal de 848 c.c. com 34 cv e nos faziam sentir donos do mundo, enquanto accionávamos uma desajeitada alavanca de velocidades e contemplávamos, extasiados, os mostradores redondos (redondos, valha-me Deus, nada a ver com aqueles mostradores rectangulares da maioria dos carros da época) que nos davam conta da pressão do óleo do motor (um luxo) e do fluxo de amperes para a bateria.

A este carro devo os momentos de êxtase só possíveis a quem conduzia um maravilha como esta, sentindo a sua maneabilidade, «arranque» e um formidável «barulho de escape», cavo e personalizado, como convinha.

Quando casei, ainda o tinha. Saí do copo de água e cobri os 600 km que separavam Nova Lisboa de Moçâmedes sem problemas, salvo umas dez ou 12 paragens em que eu tinha de ir dar umas pancadinhas na bomba de gasolina (eléctrica, daquelas que tinham um pequeno platinado e tudo…) que volta e meia «amuava» e lá ia eu dar umas pancadinhas mágicas para ela funcionar de novo.

Depois deste tive muitos carros. Mas este foi talvez o que mais prazer me deu. Além do mais, lá dizia o anúncio, «era tão bom ter um Mini…»
.

Etiquetas:

1 Comments:

At 10:20 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

私たちは賃金労働者の前に、ニューバランス 1400所得が完全に心が良いですが、シャネル チェーンバッグ社会的な経験が成熟していない、ugg サンダル完全に不十分で、どのように自分自身を形作る方法を教えている、モンクレール 通販今がある、非常に良い視力である、ありがとうございます



Here is my site; グッチ

 

Enviar um comentário

<< Home