quarta-feira, maio 23, 2012

Uma dívida paga em grande estilo

[4639]

Corria o ano de 1972. E um jovem de vinte e poucos anos fazia um brilharete no circuito da Restinga do Lobito, obtendo um excelente 3º lugar na prova de Grupo 1-Iniciados, uma prova organizada pela Escuderia «Tuku-Tuku». Essa classificação deu direito a taça e um prémio pecuniário de 500$00. Recebida a taça, nunca o dinheiro chegou ao destino, apesar das várias cartas reclamando o pagamento. O jovem era eu e o carro era este.

Em 2012, o mesmo jovem, ocasionalmente em Benguela, recordava o facto com saudade, junto de um grupo de pessoas entusiastas do automobilismo. Contado o episódio, um dos presentes do grupo, um oficial general de grande presença, refinado sentido de humor e esfuziante alegria, levantou-se, pôs-me a mão no ombro e diz-me:

- Meu amigo, sou o actual presidente do «Tuku-Tuku». Nunca você poderá dizer que o Tuku-Tuku lhe ficou a dever alguma coisa.

Dito isto entregou-me uma nota de AKW2.000 (US$20) e fez questão que a guardasse.

Não só a guardei como a fotografei, com a promessa de que jamais a gastarei. Há coisas que têm um valor simbólico muito para além do seu valor intrínseco. Ao receber a nota, pareceu-me rever cada curva do circuito, uma temerária e competente ultrapassagem que consegui efectuar no fim da recta principal a um «Ford Capri 2600» e uma quase saída de pista na rotunda Norte. Emoções acrescidas pela sensação gratificante de ter conhecido o actual presidente de uma conhecida escuderia de desportos motorizados que eu não sabia que ainda existia e que não hesitou em pagar um dívida de quase 40 anos, honrando o nome do clube e concedendo um momento de elevado espírito de confraternização ao momento.

Muitas felicidades para o Tuku-Tuku, é o registo que aqui deixo, na expressão genuína da minha vontade.
.

Etiquetas: , , ,

2 Comments:

At 10:24 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

OOOOhhh...mas sem reajuste?!?!?! Assim não vale!:)))*

 
At 5:00 da tarde, Blogger Nelson Reprezas disse...

Se o reajuste fosse aplicável sempre e em quaisquer cisrcunstâncias, há coisas que nunca seriam totalmente pagas :)))))) *

 

Enviar um comentário

<< Home