terça-feira, outubro 08, 2013

Vergonha de quem?


[4996]

Por razões várias andei um pouco arredado de blogues. Mas um post da Margarida fez-me recordar este episódio que, na altura, confesso, também me fez reflectir. Tem a ver com o Papa Francisco achar que o trágico naufrágio em Lampedusa foi uma vergonha. Eu também acho que foi. Só que o Papa não terá sido bem explícito ou as notícias, com a habitual comunicação social atenta a estas coisas, logo tratou de sugerir que a vergonha era dos países europeus que não sabem ainda tratar bem os infelizes que tentam fugir, com as respectivas famílias, de países párias, tiranizados por gente corrupta e indiferente ao sofrimento dos seus cidadãos e mentores de regimes mais ou menos conhecidos por todos nós.

Simpatizei com o Papa Francisco, apesar de me soar um pouco a Renault 4 L a mais e a histórias de sapatos baratuchos mais ou menos populistas. Enfim, são estilos, mas algo me dizia que mais tarde ou mais cedo o Papa Francisco acabaria por cair num episódio infeliz como este de deixar transparecer a ideia de que temos todos uma culpa imensa por terem morrido mais de duzentas pessoas num naufrágio, enquanto tentavam fugir do despotismo e miséria dos seus países de origem. No caso vertente, os países de origem eram o Gana (onde há escravatura), a Eritreia e a Somália, países modelo de virtudes que todos nós conhecemos. E o Papa acha que é uma vergonha. E eu, pergunto, tal como a Margarida já o fez, vergonha de quem?

*
*


Etiquetas: , ,