quinta-feira, setembro 15, 2016

A festa, a festança e a Constança que ri



[5444]

A geringonça vestiu a roupa da Constança e fez da abertura do ano lectivo a respectiva festança. Para além da parolice de fazer de qualquer acto normal uma festa, que é o que a geringonça vem fazendo, o que me leva a suspeitar que aquela gente precisa mesmo de ajuda profissional.

Infelizmente, e falo pela área da minha residência, a escola pública não deve ser da malta, porque não salta ao ritmo da festança. Nem mesmo com as gracinhas do malcriado Costa quando diz piadas que metem pokémons. E não salta porque pelo menos em duas das escolas, os pais foram hoje avisados (avisados, sim) pela directora de agrupamento (que eu não sei bem o que é, mas deve ser uma pessoa que manda num grupo de escolas) e a chefe de turma (que deve ser uma professora que manda numa turma, no meu tempo era um de nós que o fazia, mas ou as exigências subiram ou a competência dos alunos baixou...) de que a alimentação ia ser má e pouca, porque a situação, como todos devemos saber, está má, há pouco dinheiro e as dificuldades são muitas. Algumas das disciplinas ainda não têm professoras mas devem estar ai a rebentar. E, finalmente, pede-se aos pais que instilem nas crianças um sólido sentido de compreensão pela situação, mas as dificuldades estão aí e temos de saber lidar com elas.

Que me conste ninguém disse que a culpa era de Passos Coelho, mas fica a esperança de que ainda venham a dizer e que à festança da geringonça Constança chegue um raio de sensatez que, pelo menos, pare com esta cena degradante de fazer de tudo uma festa, mesmo quando a situação é aviltante. Como este exemplo de se avisar que a comida vai ser pouca e imprestável.

Hoje, a festa tem a ver com a saúde, acho que faz anos. A saúde. E é assim que o conselho de ministros vai dizer as vacuidades do costume e os repórteres vão noticiar imenso o grandioso acontecimento. Já começaram, porque o Costa apareceu ali com o sempiterno sorriso que prenuncia os grandes (e os pequenos) acontecimentos.


Sinto-me afogado no meio esta gente.


*
*

Etiquetas: , ,